Começa a XII Conferência Internacional na Economia

A XII Conferência Internacional J. Schumpeter teve sua abertura nesta quarta feira, dia 2 de julho, às 14h30, no Auditório Pedro Calmon, do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, no campus da Praia Vermelha.

O evento de abertura, que durou cerca de quinze minutos, contou com a presença de Maria da Graça Derengowski Fonseca, professora e pesquisadora do Instituto de Economia da UFRJ e Presidente da International Schumpeter Society (2006-2008); João Sabóia, professor e diretor do Instituo de Economia – UFRJ; Luciano Coutinho, presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); Luiz Antônio Elias, Secretário-Executivo do Ministério da Ciência e da Tecnologia; e Horst Hanusch, Secretário-Geral da International Schumpeter Society.

Mais de 300 conferencistas de todos os continentes participam desta Conferência, que vai até o próximo sábado, dia 5. Na ocasião, serão debatidos trabalhos sobre o tema central “Inovação Tecnológica e Desenvolvimento”.

– O principal objetivo dos congressos realizados, a cada dois anos pela Sociedade, é encorajar a pesquisa econômica, de caráter teórico e empírico, sobre inovação, empreendedorismo e desenvolvimento -, declara Maria da Graça, primeira mulher presidente da Sociedade.

De acordo com João Sabóia, três pontos devem ser destacados no fato de o Instituto de Economia da UFRJ sediar o evento. Primeiro, pela tradição dos estudos e pesquisas, e pela proximidade do tema da Conferência e os interesses do IE; pelo fato de o IE ser uma instituição heterodoxa; e por uma questão conjuntural, já que o Brasil, depois de anos de pouco crescimento conseguiu, sobretudo no último ano, obter um crescimento razoável.

O professor Horst Hanusch, em inglês, manifestou o prazer em participar da Conferencia, pela primeira vez na América do Sul, elogiando também o Rio de Janeiro, “maravilhosa cidade”. Ele valorizou também a riqueza do evento, que conta com pessoas de mais de 40 países do mundo.

Encerrando a mesa, Luciano Coutinho, presidente do BNDES, enfatizou a importância desse evento ser realizado no Brasil, em um momento em que a inovação se mostra indispensável para a Economia. “O Brasil está num momento de investimentos, e a inovação é muito pertinente para o desenvolvimento”, pontua Luciano. Segundo ele, o evento traz contribuições teóricas valiosas, e reúne os mais importantes pensadores e fundadores da “aventura intelectual ‘Schumpeteriana’”.  Por fim, o presidente do BNDES lamentou não poder participar do evento na íntegra, e usufruir das conclusões e contribuições obtidas.