Para comemorar a inauguração do Laboratório Pablo Picasso de Estudos Transdisciplinares em Escultura, Produção e Direção de Arte (LabPP-Esc) e o encerramento do período acadêmico, será realizado no próximo 27 de junho o evento LUMINUS LIGHTS. ">Para comemorar a inauguração do Laboratório Pablo Picasso de Estudos Transdisciplinares em Escultura, Produção e Direção de Arte (LabPP-Esc) e o encerramento do período acadêmico, será realizado no próximo 27 de junho o evento LUMINUS LIGHTS. ">

Evento interdisciplinar inaugura laboratório da Escola de Belas Artes

O Laboratório Pablo Picasso de Estudos Transdisciplinares em Escultura, Produção e Direção de Arte (LabPP-Esc) trouxe um novo conceito de arte para a Escola de Belas Artes (EBA/UFRJ). Oriundo de um projeto de reformulação do antigo Laboratório Pablo Picasso de Desenho Integrativo Multidisciplinar (LPPDIM) — criado em 1995 para desenvolver pesquisas sobre desenho contemporâneo — o LabPP-Esc promove a união entre arte e ecologia, rompendo com o tradicional modelo estatuário de se fazer escultura.

O laboratório, coordenado por Enéas Valle, professor de Artes Plásticas, tem como objetivo utilizar a arte ambiental para criar possibilidades inovadoras para a escultura contemporânea. Para isso, o LabPP-Esc sustenta duas linhas de pesquisa complementares: uma voltada para a reutilização de resíduos na criação de obras de arte e outra que analisa a atuação dos processos artísticos na melhoria da qualidade de vida urbana.
Além disso, uma das principais metas do laboratório é criar o Cineclube do Fundão. O projeto de extensão consiste na realização de eventos interdisciplinares e interativos no auditório Moniz de Aragão (Salão Azul), localizado no prédio da Reitoria. Em caráter experimental, o LabPP-Esc promove projeções de filmes de arte no local desde abril, sempre nas tardes de sexta-feira.

Para comemorar a inauguração do laboratório e o encerramento do período acadêmico, será realizado no próximo 27 de junho o evento LUMINUS LIGHTS. A festa de confraternização, que acontecerá no Salão Azul e seu entorno, contará com projeções de filmes, programa de auditório, exposições e performances no interior do prédio e uma grande festa junina nos jardins anexos da Reitoria, com direito à fogueira e bandeirinhas, além de música, dança e comidas típicas.

LUMINUS LIGHTS tem início a partir das 14 horas e é aberto a professores, estudantes e funcionários de toda a comunidade acadêmica da UFRJ. Mais informações através do e-mail cineclubedofundao@hotmail.com ou pelos telefones 8881-2343, 9135-2040 e 8134-6466.

Leia aqui a matéria que o Olhar Virtual fez sobre o laboratório.