O Sistema de Biblioteca e Informações (SiBI) da UFRJ apresenta o mais moderno mecanismo de busca bibliográfica do momento e será lançado na UFRJ.">O Sistema de Biblioteca e Informações (SiBI) da UFRJ apresenta o mais moderno mecanismo de busca bibliográfica do momento e será lançado na UFRJ.">

Pesquisa Integrada, você sabe o que é?

O Sistema de Biblioteca e Informações (SiBI) da UFRJ apresenta o mais moderno mecanismo de busca bibliográfica do momento e será lançado na UFRJ dia 4 de julho, às 10 horas, no Auditório Roxinho, do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN). Trata-se do Pesquisa Integrada.

A colaboração com a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), com a Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) e com o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC)  viabilizou a assinatura de convênio para acesso às bases das quatro instituições, assim como ao Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação, o que resultou em importante redução no custo, destacando essas instituições entre as primeiras do Brasil que passam a contar com tal ferramenta que, certamente, incrementará o resultado de pesquisas.

O Pesquisa Integrada permite a consulta à várias bases de dados simultaneamente, com recursos de busca por autor, título e assunto. Também pode ser consultada a Base Minerva da UFRJ assim como os catálogos on-line das outras instituições associadas, entre outras fontes.

O reitor da UFRJ e a coordenadora do SiBI convidam para a solenidade de lançamento, na qual também estará presente um  representante técnico da empresa Proquest, que fará uma demonstração e estará disponível para esclarecimentos dos benefícios e formas de uso da nova ferramenta de busca.