A Filosofia do Óbvio

“A Filosofia do Óbvio” foi o título escolhido pelo professor Cláudio Costa Neto, do Instituto de Química (IQ) da UFRJ, para o seu livro lançado neste dia 29 de maio, no Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da universidade.

Organizado em duas partes – a primeira que trata de “nós mesmos”, e a segunda “dos assuntos que nos cercam” – o livro se compõe por pensamentos e conhecimentos variados, acumulados pelo autor no dia-a-dia e ao longo de sua vida. O titulo, instigante para um professor de Química, é esmiuçado por Costa Neto:

– Se a filosofia é o modo de pensar a vida, e se o óbvio é o ato de ouvir o “logus”, então, filosofia do óbvio é um modo de pensar a vida, em que a razão e a inteligência privilegiam os entendimentos e as ações sempre banalizadas pela busca permanente da verdade.

O impulso para discutir a filosofia do óbvio, de acordo com ele, se deu porque as pessoas não seguem os caminhos óbvios e procuram sempre complicar a vida. Para justificar sua posição, o professor utilizou o exemplo da confusão que se cria em relação à palavra escrita e à falada:

– É óbvia a relação biunívoca que há entre fala e escrita, no entanto, as pessoas e a gramática não seguem a lógica do óbvio, uma vez que nem sempre o som corresponde à grafia e a grafia corresponde ao som. Falamos “exceção” com vários sons de “s” quando esta letra não aparece nenhuma vez sequer.

Esta é a terceira obra publicada por Costa Neto. A primeira delas foi “Vila Rosário”, livro que descreve um projeto de eliminação da tuberculose em uma área carente, perto do município de Caxias; a segunda foi um livro técnico sobre Química.