Categorias
Memória

A arte produzindo espaços

O seminário “O que é arte contemporânea?” trouxe como convidada, nesta sexta feira, dia 16, a artista Simone Michelin. O evento aconteceu as 13h, no Salão Moniz de Aragão, do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ.

Simone Michelin é uma das pioneiras no Brasil a trabalhar com tecnologias de ponta na criação da obra de arte.

Ela começou sua apresentação contextualizando a arte, a partir da década de 70, quando acredita ter começado a questão da performance, e das convergências de mídias diferentes, como artes, teatro, música, dança, tentando encontrar respostas para os anseios daquele momento.

Segundo a artista, nesse mesmo período a pintura ganhou novo espaço, e a escultura, um novo entendimento. Já nos anos 80, ela afirma que o espaço e o mercado foram determinantes no circuito das artes, inclusive com a criação de espaços culturais, galerias etc.

Quanto a seu trabalho, Simone o define como composições que articulam diversos elementos, a que gosta de chamar “situações”. “São ações em locais determinados. Para isso, eu gosto de construir um ambiente, recortar esse espaço de um outro espaço maior. Os trabalhos procuram conversar com a vida social que acontece naqueles espaços”.

A artista mostrou alguns de seus trabalhos, que envolvem vídeo, produção de espaço, e fundamentalmente, uma investigação das possibilidades de se produzir espaço, pensando, e também usando, imagem. “Um espaço pro corpo, mas também pra mente. Pra visão, mas também para os outros sentidos”, define Simone.

Simone Michelin exibiu alguns de seus trabalhos, como Lilliput, uma instalação que integra o museu, a Internet e o celular, de maneira a se produzir wallpapers e filmes digitais para celular, consagrando-o como um lugar público. Outra obra interessante, é O Santinho, definido como uma situação híbrida interativa, composta de três estágios: ações ao vivo, vídeos, e website (http://www.smichelin.art.br/santinho). Funciona como um banco de dados on-line, que recebe e disponibiliza informações relativas ao tema: “Arte para quê?”.

O seminário “O que é Arte Contemporânea?” retoma suas atividades na sexta feira, dia 30, com a artista Mariana Manhãs, às 13h. Informações: http://www.eco.ufrj.br/imagem.