Categorias
Memória

Exposição “Bertha Lutz: ciência, feminismo e museu”

O Museu Nacional/UFRJ inaugura, dia 20 de maio, a exposição “Bertha Lutz: ciência, feminismo, e museu”. A mostra conta a trajetória de uma das maiores cientistas e defensoras dos direitos políticos da mulher brasileira e proporciona também conhecimentos acerca da história pessoal de Bertha Lutz, disponibilizando desde documentos pessoais a publicações científicas da personalidade.

Um dos destaques do evento é a apresentação de gravações de estudos de campo da pesquisadora, com rituais indígenas e sons de animais. Também estão expostos instrumentos, objetos, utensílios domésticos e armas de diversas tribos indígenas brasileiras.

Bertha Lutz trabalhou no Museu Nacional/UFRJ e chegou a chefe da Seção de Botânica. Na luta pelos direitos da mulher brasileira, ela chegou ao cargo de Deputada Federal pelo Distrito Federal em 1936. Outra de suas conquistas foi o cargo de professora emérita da UFRJ em 1965.

A exposição baseada na vida e trabalho da filha do pesquisador e sanitarista Adolpho Lutz fica aberta, a partir do dia 20 de maio, das terças aos domingos, das 10h às 16h, no Museu Nacional — Quinta da Boa Vista, s/n, São Cristóvão.
 
Mais informações pelo telefone: (021) 2562-6042.