XI Vide Vídeo começa essa semana

O Festival Nacional de Cinema e Vídeo Universitário da UFRJ acontece no período de 9 a 17 de maio, com um total de 124 filmes inscritos. Os curtas, de duração variável (entre 1 e 30 minutos), são divididos em quatro categorias: Experimental, Documentário, Ficção e Animação.

Segundo Fábio Savino, um dos organizadores do evento, os vídeos vieram de, aproximadamente, 16 estados diferentes. O jovem organizador, estudante do curso de Rádio e TV da Escola de Comunicação da UFRJ, acredita que favoritismo é algo muito difícil, apesar de existir dois documentários que também foram exibidos no Festival “É Tudo Verdade” desse ano.

De acordo com Fábio, a comissão julgadora conta com grandes nomes, como Eduardo Escorel, cineasta brasileiro que dirigiu, entre outros, “Lição de Amor”, sobre a vida de Mário de Andrade, e montou filmes de Glauber Rocha e Eduardo Coutinho. Os prêmios desse ano são, além do troféu, duas latas de negativo 16 mm, e livros da editora Record.

O XI Vide Vídeo começa dia 9 de maio no Ponto Cine Guadalupe (Estrada do Camboatá, n°2.300. Guadalupe), e tem sua sessão de encerramento dia 17, na Casa França Brasil (Rua Visconde de Itaboraí, 78, Centro), quando acontece a premiação. Ainda acontecem exibições no auditório da CPM (no Campus da Praia Vermelha da UFRJ – Avenida Pasteur, 250) e no Centro Cultural Horácio Macedo (no campus do Fundão).