Modelagem computacional cardiovascular é tema de seminário

Nos dias 6 e 7 de maio, a Faculdade de Medicina (FM/UFRJ), o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ) e o Instituto do Coração Edson Abdala Saad (Iceas/UFRJ)  promovem — em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), o CNPq, a Faperj e o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) — o Seminário sobre Tendências Atuais e Futuras na Modelagem Computacional do Sistema Cardiovascular, que será realizado das 9h às 17h, no Hotel Windsor Excelsior (Avenida Copacabana, 1800 – Copacabana – Rio de Janeiro).

O objetivo do evento é reunir estudantes de pós-graduação, pesquisadores e profissionais de medicina, biologia e engenharia para discutir as atuais e futuras tendências no desenvolvimento da modelagem computacional do sistema cardiovascular. Tal técnica tem      comportamento do sistema cardiovascular, sendo, desta forma, um importantíssimo aliado no estudo e no tratamento das doenças que atingem o coração e a circulação sanguínea.

No seminário, o método de modelagem computacional do sistema cardiovascular será abordado a partir de informações específicas acerca da estrutura corporal humana — corrente sanguínea, células e tecidos, por exemplo. Para isso, foram convidados palestrantes de renomadas instituições de ensino e pesquisa, como École Polytechnique Fédérale de Lausanne, Politecnico di Milano, Universidade de São Paulo e UFRJ.

O evento está inserido nas comemorações dos 30 anos de fundação do HUCFF e dos 200 anos da Faculdade de Medicina, além de fazer parte das atividades científicas desenvolvidas pelo Projeto MACC – Medicina Assistida por Computação Científica, do LNCC. Mais informações podem ser obtidas através do site http://www.lncc.br/prjhemo/eventos.htm.