Vice-reitor de Madri visita Escola Politécnica

A Escola Politécnica (Poli/UFRJ) recebeu no dia 10 de abril, a visita de José Manuel Paez, vice-reitor de relações internacionais da Universidad Politécnica de Madrid (UPM) e presidente da Rede Magalhães, que agrupa escolas e Universidades de Ciência e Tecnologia Européias, da América Latina e das Caraíbas, com o objetivo de assinar um acordo de intercâmbio com a universidade espanhola.

Durante a reunião que ocorreu às 9h com Ericksson Rocha, professor e diretor da Politécnica da UFRJ; Gabriela Rossi, professora do Departamento de Expressão Gráfica (DEG); Eduardo Gonçalves, vice-diretor da Poli, entre outros, foram abordados as principais dificuldades que a instituição enfrentou quando estabeleceu o mesmo acordo com Portugal. “Enviar um aluno pro exterior é complicado. É preciso combater o preconceito. Quando enviamos nossos alunos para Portugal, tivemos esse tipo de problema, pelo histórico da colonização. Hoje, está mais fácil porque os primeiros estudantes quebraram essas barreiras e acredito que com a Espanha seja mais fácil”, falou o diretor.

Segundo ele a Espanha é o primeiro país a mandar alunos para Europa. Temos experiência com isso. Ericksson Rocha enfatizou a importância em se estabelecer parcerias com empresas multinacionais para que possam financiar os estudantes. “Por enquanto, não temos mecanismos de financiamento para alunos de intercambio, e com isso apenas àqueles que têm uma renda considerável são privilegiados, o que reduz e muito o número de oportunidades”, afirmou Ericksson.

Eduardo Gonçalves reconheceu a importância em se realizar tais parcerias e disse que na Espanha, já há projetos nessa área. O grupo Santander atua na América Latina e há outras empresas no setor de telefonia que estão sendo estudadas.

Através dos investimentos que as empresas fazem na formação dos estudantes, é possível moldar o currículo dos mesmos, para que estejam aptos a trabalharem nelas quando completarem o curso.

Em setembro, ocorre uma reunião em Lisboa, onde deve ir um representante da Escola Politécnica da UFRJ, com empresas multinacionais para firmarem possíveis parcerias.

Após a reunião, José Manuel Paez conheceu as instalações da Escola, e falou sobre um projeto que existe na Espanha e que consiste em fazer um rodízio de funcionários para que todos conheçam as atividades uns dos outros. Em seguida, assistiu a uma palestra sobre o programa de engenharia urbana da Poli com Fernando Rodrigues Lima, professor do DEG.

– Nosso programa de Engenharia Urbana surgiu da necessidade em se formar engenheiros com um perfil mais adequado aos meios urbanos, sem se sobrepor às áreas que já existem, como urbanismo. Nossa proposta é formar alunos com uma visão mais ampla do assunto, – apresentou Fernando Lima.

Na palestra foram abordados aspectos históricos da instituição e deixou o vice-reitor da universidade espanhola a par das principais linhas de pesquisa do programa: Planejamento e gestão territorial; Sistemas urbanos; Métodos e técnicas.

Esse evento foi de extrema relevância, não apenas devido ao acordo que foi firmado, mas por ter proporcionado a troca de experiências entre as universidades. À tarde, o representante da UPM conheceu a Escola de Química e os laboratórios da Instituição.