Categorias
Memória

Alan Porter no Centro de Tecnologia

O Centro de Tecnologia (CT/UFRJ) recebeu esta quarta-feira, dia 9 de abril, o pesquisador Alan Porter que ministrou a palestra Competitive Technical Inteligence, Innovation & Tech Mining ( Inteligência Técnica Competitiva, Inovação e Mineração de Tecnologia). Porter é professor emérito da  Georgia Tech’s School of Public Policy, nos EUA, e também diretor do Centro de Política Tecnológica do Georgia Tech; além de ser o autor de obras como Research Profiling: Improving the Literature Review (2002) e Tech Mining: A Primer on Exploiting Text Resources for Technology Managers and Professionals.

Durante o encontro, Porter abordou o processo de inovação tecnológica que envolve o “garimpo” de informações. Apresentou o conceito, ainda recente, de Open Inovation que se baseia na utilização de caminhos internos ou externos para avançar no desenvolvimento de novas tecnologias. Segundo tal modelo, as companhias são capazes de internalizar tecnologias desenvolvidas por outras empresas ou laboratórios de pesquisa, de modo que todos os envolvidos no processo são beneficiados. Uma empresa incorpora conhecimento externo e a outra pode dar novos usos à sua pesquisa ou tecnologia. "35% das inovações produzidas pela Procter & Gamble (P & G)  são originadas da aplicação deste conceito” disse Porter. Segundo ele, o Open Inovation reduz os ricos, aumenta as oportunidades de lucro, e reduz os custos para as empresas que o adotam.

— O talento das empresas não deve mais ficar apenas dentro dela, mas também fora, este é o presente e o futuro na gestão de inteligência. Uma empresa deve aproveitar o uso de suas patentes por terceiros e licenciar as tecnologias desenvolvidas por outros — disse o pesquisador que, ao final de sua palestra, apresentou um programa que possibilita a organização de informações para a realização da prospecção tecnológica.