Categorias
Memória

Jornada de Nutrição Clínica discute tema polêmico

 Organizada pelo Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC/UFRJ), a IV Jornada de Nutrição Clínica ocorreu nessa sexta-feira, 4 de abril e teve como tema os “Alimentos Funcionais na Prática Clínica”. Durante a mesa de abertura do evento, o professor Almir Fraga Valladares, decano do Centro de Ciências da Saúde (CCS), ressaltou a importância do evento em relação à geração de discussões sobre um assunto que interliga saúde e avanços tecnocientíficos.

Congratulada pelos participantes devido a escolha de um tema atual, sobre o qual ainda estão sendo desenvolvidos muitos trabalhos e pesquisas, a organização viabilizou uma produção com conferências e mesas redondas que, logo no início, causaram muitas expectativas.

– Como é um assunto que está muito em evidência, acredito que os palestrantes e professores trarão novidades, nos atualizando, profissionais e estudantes, sobre os estudos que vêm sendo feito a respeito dos alimentos funcionais – declarou Orion Araújo, nutricionista clínica, que já havia participado da III Jornada.

O evento ocorreu no auditório Rodolpho Paulo Rocco (Quinhentão), que já nas primeiras palestras apresentava a maioria de suas poltronas ocupada, preferencialmente pelo sexo feminino. No entanto, havia representantes masculinos interessados no instigante tema, como o estudante do 4° período Alexandre Batista, que conferia o evento pela segunda vez. “A Jornada acrescenta muito na vida acadêmica, por possibilitar o contato com pesquisadores e os resultados alcançados por estes, além de potencializar o nosso conteúdo para discussões em sala de aula”.

Alimentos funcionais

Para a professora do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição da USP e presidente da Sociedade Brasileira de Alimentos, Jocelem Salgado, os alimentos funcionais são uma interação entre agricultura, nutrição, medicina e indústria. O primeiro apresenta-se responsável por escolher a matéria-prima, o segundo por saber a caracterização e o processamento adequado desta, o terceiro por investir na área de pesquisas clínicas e o último por concluir o produto final.

Com o aumento da expectativa de vida dos brasileiros e, ao mesmo tempo, o crescente aparecimento de doenças crônicas, as pessoas mudaram seus hábitos em relação às consultas médicas. Em vez de procurar um especialista para tratar uma doença, o brasileiro, hoje, marca consultas para evitar possíveis enfermidades.

– A gente vive mais, o que não significa que vivemos melhor. Surgem distúrbios da saúde, como alzheimer, parkinson, depressão e osteoporose, dentre outros, e o custo para o tratamento destas é elevado. Então, a idéia mundial, atualmente, é de prevenção – informou Jocelem Salgado.

Desde então, tem havido muitos estudos, ao longo das décadas, com o intuito de comprovar a significância de certos alimentos na prevenção de doenças, a partir de uma dieta balanceada. Entram em foco, assim, os alimentos funcionais, que foram pesquisados pela primeira vez no Japão, na década de 1980. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), são aqueles que produzem efeitos metabólicos ou fisiológicos através da atuação de um nutriente ou não nutriente no crescimento, desenvolvimento, manutenção e em outras funções normais do organismo humano. Mais do que nutrir, eles fornecem ao organismo substâncias que auxiliam na prevenção e até no tratamento de doenças

Entretanto, a professora lembra que os alimentos funcionais somente são, de fato, relevantes quando associados a um estilo de vida saudável levando em consideração principalmente, a alimentação e a atividade física. Sendo assim, é interessante pensar no consumo desse tipo de alimento, com a finalidade de obter um menor risco para o desenvolvimento de doenças, como câncer de mama e do intestino, diabetes, hipertensão arterial, as degenerativas e cardiovasculares.

Sucesso da Jornada

De acordo com as professoras doutoras em nutrição clínica e coordenadoras da IV Jornada de Nutrição Clínica, Glorimar Rosa e Wilza Peres, o evento pretende divulgar e atualizar os profissionais e os alunos a respeito de um tema amplo e recente que vem sendo discutido na literatura. “Objetivamos instrumentalizar o nosso público, que é composto por médicos, farmacêuticos, estudantes de Graduação e Pós-graduação e outros profissionais de saúde, com relação às novidades científicas sobre alimentos funcionais e o que seriam os prós e contras da utilização destes”, declarou Wilza Peres.

– Nós almejamos desmistificar alguns estigmas criados, conscientizar em relação ao uso, ao mostrar a importância da base científica para tal, estabelecer parcerias para realização pesquisas científicas na área e ampliar um campo para desenvolvimento de conhecimento sobre os alimentos funcionais – aponta Glorimar Rosa.

Constituída de quatro conferências, cinco palestras e uma mesa redonda, a IV Jornada de Nutrição Clínica envolveu diversos ramos que tratam sobre as inúmeras questões polêmicas sobre alimentos funcionais, abolindo dúvidas e criando novas idéias sobre tais.

– Esperamos que o evento atenda às expectativas dos nossos ouvintes e que eles saiam daqui contemplados com o aquilo que vieram buscar em termos de informação – conclui Wilza Peres.