Ambiente de trabalho saudável é direito de todos

A Escola Politécnica (POLI/UFRJ) assinou nessa quarta-feira, dia 19 de março, um convênio com a Secretaria Estadual do Trabalho e Renda para desenvolver um estudo de análise de riscos da segurança e saúde no ambiente de trabalho em parceria com a Fundação Coordenação de Projetos Pesquisas e Estudos Tecnológicos  (COOPETEC).

Alcebíades Sabino dos Santos, secretário estadual do Emprego e Renda, participou da assinatura do protocolo que ocorreu, às 11h, no  Salão Nobre da Decania do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ, localizado na Ilha da Cidade Universitária, no Fundão.

Além do secretário Alcebíades, estiveram presentes para a assinatura do documento: Maria Christina Menezes Rodrigues, superintendente de Saúde Segurança e Ambiente de trabalho; Erickson Almendra,  diretor da POLI; Cláudia Morgado, professora e coordenadora do Programa de Engenharia Ambiental da UFRJ e Andrew Bott, coordenador da COOPETEC. Dentre aqueles que assistiram à solenidade, estavam alunos e o professor de Engenharia Ambiental Assed Haddad.

— É uma enorme satisfação ver se aproximarem as competências da universidade com as necessidades da sociedade. É uma forma adicional de retribuir serviços — iniciou o diretor Erickson Almendra, que logo passou a palavra para o secretário estadual do Emprego e Renda: “ O Rio vive este momento de grandes investimentos, como no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), na Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA) e Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Investimentos na região de São João da Barra, na região petrolífera. Mas se deixa de falar de segurança no trabalho justo quando as atividades que vêm sendo mais escaladas são as que trazem mais riscos".

Alcebíades também ressaltou a importância da contribuição dos estudantes e da universidade  para reduzir os acidentes conseqüentes das instalações de alto risco, tais quais siderúrgicas e petrolíferas, e o impacto ambiental e social no entorno destas.

Após o discurso do secretário, Maria Christina, nomeou o acontecimento de “marco histórico” e declarou confiar na competência do governo do estado e do meio acadêmico para proteger o homem.

A preocupação com a integração entre universidade e sociedade pôde ser notada nas falas da professora Cláudia Morgado e de Andrew Bott. Cláudia falou da necessidade de convergência de competências acima da convergência puramente tecnológica e Andrew completou: “cada vez mais a Educação faz parte da sociedade e não só da teoria".