A “química” que une gerações

Foto: Bira Soares

D’Ávila e Prillwitz: Sucesso da EQ se
dá pelo esforço de ex-alunos

Em clima de confraternização, o Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) recebeu, nesta quinta-feira, dia 13 de março, pessoas de diferentes vidas, idades e cantos do Brasil, que se reconheciam e se cumprimentavam com carinho pelo vínculo em comum que possuem: a Escola de Química (EQ) da UFRJ. O encontro aconteceu em função da comemoração dos 60 anos da Associação de Ex-Alunos (EXA-EQ).

– A “química” os une. Exemplo disso, além das reuniões sociais que os ex-alunos conservam até hoje, são os 25 casamentos que aconteceram entre eles. Isso é interação levada às últimas conseqüências – brincou Luiz Antonio D’Ávila, diretor da EQ, que fez um balanço positivo de tantos anos de atuação da EXA-EQ:

– A possibilidade de sucesso da nossa Escola se dá, em grande parte, pelo esforço de ex-alunos, que nos auxiliam das empresas em que trabalham ou que dirigem. Ou seja, eles não abandonam o lugar em que se formaram, o que é também mérito da Associação, que tem como matéria-prima a paixão pela Escola.

Ativa desde 1947, apesar do sucesso, a EXA-EQ ainda tem muitas metas a cumprir, conforme expôs Paulo Prillwitz, presidente da Associação e ex-aluno formado em 1971. Duas delas são a conquista de um espaço físico na Cidade Universitária e a adesão integral dos alunos que se formam anualmente.

– Queremos uma base no Fundão para fixar nossas memórias e arquivos e para nos tornarmos mais visíveis aos futuros associados. Neste momento industrial fantástico do Rio de Janeiro – com os Pólos de Rezende e Caxias, Porto de Sepetiba, siderúrgicas em Itaguaí, estaleiros de Niterói, Bacia de Campos e Refinaria de Itaboraí –, queremos oferecer treinamento aos recém-formados, para que eles possam aproveitar as oportunidades da área.

Ao final dos depoimentos dados por membros da Associação, ex-alunos e professores, Prillwitz afirmou seu compromisso com as propostas colocadas por Isaac Plachta, presidente do Conselho Consultivo da EQ, com o qual a EXA-EQ colabora: a promoção de duas reuniões anuais para troca de idéias entre Academia e Associação e a formação de um grupo para discutir formas de combate ao alto índice de evasão dos alunos.

Os interessados em conhecer as atividades da Associação de Ex-Alunos da Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, podem fazê-lo através do site www.exaeq.org.br.