UFRJ realiza a X Semana de Geologia

O Instituto de Geociências da UFRJ (IGEO) realizou ontem, no auditório “Roxinho”, a X Semana de Geologia, em comemoração aos 50 anos do Departamento. O evento contou com a presença de Emílio Barroso e Julio César Mendes, diretor e vice-diretor do IGEO, além de representantes de algumas das empresas patrocinadoras, como a Petrobras e a Companhia de Recursos Minerais (CPRM).

O professor Emílio Barroso abriu o evento ao falar sobre a história do curso, que iniciou suas atividades em 1958, na quinta unidade criada pela Campanha de Formação de Geólogos (CAGE) no Largo de São Francisco e desde 1965 faz parte da Universidade, antes como Escola Nacional de Geologia e depois da reforma universitária de 1967, como parte do Instituto de Geociências.

Ao traçar um panorama com a atual didática da Instituição, o professor comparou a antiga estrutura do curso, onde a maioria das disciplinas eram teóricas devido à falta de laboratórios e a disponibilidade de recursos era maior, com a atual, baseada no regime de créditos e aulas práticas.

Durante a cerimônia de abertura, todos os integrantes da mesa se manifestaram sobre o futuro da Geologia, que acreditam ser promissor.

– Formamos cerca de 26 geólogos por ano e acreditamos no futuro da Geologia. Ele se materializa nos recursos energéticos, nos bens minerais disponibilizados para o País, e na função social que essa ciência pode ter –, disse Emílio.

Cássio silva, representante da CPRM, falou sobre as ofertas de estágio que têm sido oferecidas pela empresa, e sobre a participação do geólogo no mercado de trabalho.

– Nossa economia está consolidada, e não deve faltar emprego para geólogos. Acreditamos que se não crescermos ainda mais, ao menos manteremos o que temos. A geomedicina, a geologia costeira e o geoturismo são alguns exemplos de áreas dentro da geologia que estão se destacando – , afirma Cássio.

A Petrobras, representada por Carlos Latge, é a empresa que tem o maior número de geólogos e profissionais da área atuando e se manifestou sobre a sua participação junto às universidades e o que representa a carreira de geologia.

– Sempre mantivemos uma relação estreita com a universidade. O geólogo em especial, é o profissional que consegue antever o futuro. Recomendo que seja discutida a organização dos estudantes, além da questão técnica – , falou o representante da Petrobras.

Após a abertura, Cássio silva proferiu uma palestra sobre a geodiversidade do Brasil, que engloba o conhecimento do meio físico como todo. Ao usar uma linguagem simples, sem termos técnicos, o palestrante direcionou seu discurso para aqueles que não são geólogos, mas se interessam pelo assunto. Percorreu desde a história de formação do planeta, passando pelos problemas ambientais e concluiu, ao falar da participação dos estudantes e da geologia no país.

– A construção de uma nação se faz com a educação. O país precisa de planejamento, e deve usar a geologia nele. Antes, não havia a participação de alunos que existe hoje. Parabéns por terem vindo – , falou Cássio.

O vice-diretor do Instituto de Geociências, Julio César, discursou sobre a importância do evento. “Essa semana de geologia dá aos alunos a oportunidade de conhecerem profissionais de várias áreas e de se relacionarem com estudantes de outras universidades, como UERJ e Rural.

Ao término da palestra, foi aberta a feira geológica, com estandes das empresas patrocinadoras. O evento se estende até esta sexta-feira, 28, com palestras de temáticas variadas e mini cursos, onde os participantes recebem um Kit com caneta, régua e bloco, referente à X Semana de Geologia.