IFCS comemora 110 anos de Prestes

O Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) está preparando um evento comemorativo dos 110 anos do nascimento de Luiz Carlos Prestes e dos 100 anos de Olga Benario. Nos dias 25, 26 e 27 de março, uma série de pesquisadores vão se reunir em mesas redondas e palestras não só para resgatar a memória histórica desses dois personagens como também para debater o papel da história oficial, entendida como aquela que é produzida pelos intelectuais comprometidos com os donos do poder.

O evento acontecerá na sede do IFCS, localizada no largo de São Francisco, nº 1, Centro. Será concedido certificado aos estudantes inscritos e presentes às três mesas programadas.

Dia 25 de março:
10h – Mesa com os professores Francisco Carlos Teixeira e Anita Leocádia Prestes
Tema: O contexto histórico e a construção da História Oficial

12h – Inauguração da exposição fotográfica e leitura das cartas de Olga e Prestes

14h – Projeção do vídeo de duas entrevistas de Luiz Carlos Prestes

18h – Projeção do filme Olga de J. Monjardim

Dia 26 de março:

10h – Mesa com os professores Paulo Henrique Machado, Marcos César de Oliveira Pinheiro e Jayme Fernandes Ribeiro
Tema: O PCB e o movimento operário

12h – Projeção do documentário alemão sobre Olga Benario

14h – Oficina com os alunos do Colégio Estadual Olga Benario Prestes

18h – Projeção dos filmes Pacaembu  e 18 do Forte