Programa Químico do Petróleo

Estão abertas, até o dia 20 de março, as inscrições para bolsas  do Programa Químico de Petróleo, oferecido pelo Instituto de Química da UFRJ. O curso é dirigido aos alunos de graduação e pós-graduação, com o objetivo de proporcionar uma formação complementar no setor Petróleo, Gás, Energia e Biocombustíveis. Esse projeto existe desde 1999, quando foi firmada uma parceria com a Agência Nacional de Petróleo.

O Programa apresenta projetos na área de pesquisa em Exploração e Produção de Petróleo, Refino de Petróleo e Processamento de Gás Natural, Controle de Qualidade, Meio Ambiente, Energia e Biocombustíveis.

Podem se candidatar alunos a partir do quinto período da graduação, com matrícula ativa, coeficiente de rendimento acumulado (CRA) igual ou superior a seis no final do segundo período letivo de 2007 e que tenha obtido o crédito relativo à Monitoria, Iniciação Científica ou Estágio. Para os alunos de pós-graduação, podem se candidatar aqueles que já foram selecionados por um dos Programas de pós-graduação do Instituto a partir do segundo semestre de 2007.

O programa disponibiliza seis bolsas a graduandos e cinco a pós-graduandos, sendo três para mestrado e duas para doutorado. São exigidos no ato da inscrição, os seguintes documentos: Curriculum Vitae, cópia do histórico escolar, Projeto de Pesquisa assinado pelo candidato e professor orientador e presente na Carteira de Projetos 2008.

As inscrições devem ser feitas das 10hs às 17hs na sala 624-A, Bloco A do Centro de Tecnologia localizado na Av. Athos da Silveira Ramos 149, Ilha da Cidade Universitária, no Fundão.

Para acessar a Carteira de Projetos 2008 e obter mais informações, acesse o endereço eletrônico www.iq.ufrj.br/~prh01.