Faculdade de Letras recepciona os calouros

Na última quarta-feira, dia 20 de fevereiro, a Faculdade de Letras realizou uma cerimônia de recepção aos calouros de 2008.  O evento contou com a participação do diretor Ronaldo Lima, da professora e diretora de Ensino de Graduação Vera Nunes, representantes do Diretório Central dos estudantes (DCE), do Centro Acadêmico (CA) e da Executiva Nacional dos Estudantes de Letras (EXNEL), entre outros.

A cerimônia foi iniciada pelo professor Ronaldo, que além de dar as boas vindas aos novos alunos, enalteceu a importância da entrada deles na Universidade. “O ingresso na faculdade de letras é além do acaso, se é que ele existe. Por trás das escolhas individuais, é algo que altera substancialmente a vida das pessoas. Nossa vida parece uma linha reta, como se cada evento fosse acontecendo em uma sucessão mais ou menos racional. E quando isso acontece nos assalta a sensação de que temos vontade de mudar de vida. Como se a existência até esse ponto fosse insatisfatória ou errada e quiséssemos uma nova, satisfatória, certa e resultante de nossas escolhas”, expôs.

Para o diretor, essa recepção, realizada de forma descontraída, é de extrema importância para os alunos que ingressam todos os anos. O principal objetivo é fazer com que eles se sintam bem vindos, à vontade, e que entendam o papel da universidade e a mudança que isso representa na vida de cada um.

Em seguida, a professora Vera Nunes explicou um pouco do funcionamento da graduação e valorizou a importância da participação dos alunos nos eventos organizados pela Faculdade de Letras para que sejam conhecidos por professores e diretores.

Os representantes do DCE Rafael Nunes, do oitavo período e do CA, João Pedro de Sá, do sexto período, alertaram os estudantes sobre a relevância da inserção política dos mesmos e prestaram esclarecimentos sobre o funcionamento dos diretórios, bem como dos principais acontecimentos do ano passado. Entre eles, bandejão, bolsas a que os alunos têm direito, e principalmente sobre o REUNI e a posição contrária da maioria dos estudantes.

– Eu soube da palestra pelos veteranos através do orkut e acho que não só ela foi muito importante e interessante, como mostrou bem o movimento de luta dos estudantes – , opinou a caloura Fernanda Pascoal, ingressante no curso de letras português-literatura.

Os alunos receberam ainda um manual do estudante e realizaram logo após a cerimônia, sua inscrição em disciplinas. Ao final, os recepcionados puderam conhecer melhor o prédio através do “tour” feito pelos veteranos.

Este promete ser um ano especial. Além da comemoração dos 40 anos do movimento estudantil (maio de 1968), a faculdade de Letras também completa a mesma idade e no dia 18 de março acontece a aula inaugural, às onze horas, com uma palestra de um dos fundadores e professores, Eduardo Portela.

A semana de calouros, tradição de todos os anos, reúne uma série de atividades entre elas, gincanas, brincadeiras, sarau de poesia e uma festa no último dia.

Ao ser entrevistado, o professor Ronaldo Lima deixou um conselho destinado principalmente aos novos estudantes, e que condiz com as comemorações deste ano: “Defendam a liberdade”, finalizou.