Categorias
Memória

2ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na Ámerica do Sul

Hoje, 4 de dezembro, estréia a 2ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na Ámerica do Sul. Dentre oito capitais brasileiras, o Rio de Janeiro sedia suas sessões na Cinemateca do Museu de Arte Moderna (MAM). O evento, que ocorre até domingo (16), propõe uma nova reflexão sobre o cenário que envolve a liberdade e a igualdade no continente americano.

Sob a curadoria do cineasta Giba Assis Brasil, as produções sul-americanas selecionadas tematizam muitos dos pressupostos contidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), que completa 60 anos em 10 de dezembro de 2008.

Todos os filmes, inclusive os brasileiros, terão legendas para o caso de espectadores com deficiência auditiva e sessões orientadas para deficientes visuais. Para os debates foram convidados representantes de diversos países da América do Sul e regiões brasileiras, entre cineastas, intelectuais e ativistas, visando a enriquecer fomentar a discussão em torno das questões suscitadas pelos filmes.

A mostra é uma realização da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, com produção da Cinemateca Brasileira e do SESC-SP, com apoio do Ministério das Relações Exteriores e patrocínio da Petrobrás. Informações sobre a programação e os locais de exibição podem ser conferidas no site http://www.cinedireitoshumanos.org.br/programacao/riodejaneiro/ .