Já se encontra disponível o gabarito das provas da primeira fase do Vestibular 2008 da UFRJ. De um total de 47 mil e quatorze candidatos,  3.723 não compareceram à prova, realizada domingo, dia 11, o que equivale à porcentagem 7,91% de faltosos, que estão automaticamente eliminados do concurso. Esse percentual é inferior ao vestibular do ano anterior, que registrou  8,3% de faltosos.">Já se encontra disponível o gabarito das provas da primeira fase do Vestibular 2008 da UFRJ. De um total de 47 mil e quatorze candidatos,  3.723 não compareceram à prova, realizada domingo, dia 11, o que equivale à porcentagem 7,91% de faltosos, que estão automaticamente eliminados do concurso. Esse percentual é inferior ao vestibular do ano anterior, que registrou  8,3% de faltosos.">

PRIMEIRA FASE DO VESTIBULAR 2008 ACONTECE SEM TRANSTORNOS

A UFRJ disponibilizou ônibus gratuitos para o transporte de estudantes que realizaram o exame na Ilha do Fundão, com pontos de parada em Bonsucesso e na passarela da Linha Vermelha, em frente do Hospital Universitário, estando previsto igual procedimento no próximo dia 25. Os portões fecharam às 9 horas, sem registro de problemas.

Foram também realizadas provas nas instalações do Departamento do Sistema Penitenciário do Rio de Janeiro (Desipe), em que cerca de 50% dos 312 detentos inscritos compareceram aos exames.

Todos os candidatos realizaram provas de língua portuguesa/ literatura brasileira e redação, equivalendo, cada uma, a um sexto da nota total. Além disso, foram realizadas também as provas não-específicas referentes ao grupo a que pertence a carreira escolhida. Neste caso, é feita a média aritmética das notas, compondo mais um sexto da nota final.

Para quem tenta uma vaga para Direito, Ciências Sociais, Filosofia, História ou Música, o vestibular 2008 trouxe mais uma exigência: a prova de Filosofia, que veio para ficar.

Outras duas grandes novidades deste ano foram a coleta das digitais dos vestibulandos durante a entrada e a instalação de detectores de metais, o que proíbe a entrada dos candidatos com aparelhos eletrônicos, como celulares, MP3 players e relógios com mostradores digitais, sob a pena de desclassificação do concurso.

Este ano, a oferta de vagas na UFRJ aumentou. São mais 200 em relação ao vestibular 2007. Elas atendem, principalmente, a criação de novas turmas em Macaé, no noroeste do Estado. São 50 para farmácia e 50 para licenciatura em química. As restantes estão distribuídas, essencialmente, nos cursos da faculdade de letras e de serviço social.

Segundo a Comissão do Vestibular, os cursos com maior relação candidatos/vagas são Medicina, Comunicação Social , Direito, Administração e Engenharia.

A segunda fase do concurso de acesso para a UFRJ está marcada para dia 25 de novembro, com as provas específicas de acordo com cada grupo.  Ao todo, são oferecidas 6825 vagas, disputadas nesta segunda fase por 43.452 candidatos.