Polímeros: uma presença constante no cotidiano

Uma realização do Instituto de Macromoléculas da UFRJ (IMA), teve início ontem, dia 27 de novembro, indo até o dia 29, a 1ª Semana de Polímeros. Com o tema “Polímeros e o Cotidiano”, o evento tem o objetivo de apresentar à comunidade a evolução na área dos polímeros (do grego, muitas partes) e evidenciar a presença deles no cotidiano, mostrando a aplicabilidade dos materiais poliméricos e a variedade em que se encontram disponíveis. Além disso, aproveita para comemorar os 100 anos da baquelite, primeiro plástico totalmente sintético produzido no mundo.

Com esse propósito estão havendo exposição de cartazes; exibição de documentários sobre os polímeros; demonstrações do preparo, identificação e aplicação de materiais poliméricos; exposição desses diferentes materiais utilizados no dia-a-dia da sociedade; demonstração do processo de moldagem e da reciclagem dos plásticos; além de uma visita ao seringal localizado ao lado do IMA para a colheita da matéria-prima e posterior confecção de um látex.

Nesse contexto de consciência ambiental está em exposição uma bancada que exemplifica o reaproveitamento de garrafas PET. No caso, elas são reutilizadas na produção de algodão sintético que constituirá tecidos e, posteriormente roupas. Os polímeros pertencentes ao nosso cotidiano são evidenciados nas bancadas que mostram seu aparecimento em objetos de praia, do quarto de um homem, de uma mulher e, até mesmo, em objetos infantis.

O evento chamou a atenção de estudantes de ensino médio da rede pública federal, estadual e municipal, incluindo escolas técnicas; estudantes de graduação das universidades estadual e federal e estudantes da rede privada, que vieram conferir de perto as exposições.

Organizado por Claudia Regina Elias Mansur, Coordenadora de Extensão, Ricardo C. Michel, Professor Adjunto, e Esperanza Amélia V. Roldan, Professora colaboradora, a Primeira Semana de Polímeros está acontecendo nas dependências do Instituto de Macromoléculas Professora Eloísa Mano, no Centro de Tecnologias (bloco J), da Ilha Universitária do Fundão. As atividades são realizadas tanto no período da manhã, de 9h ao 12h, quanto da tarde, de 14h às 17h, e a visitação é gratuita e pode ser guiada por monitores.