XIII Semana de Planejamento Urbano e Regional

Fotos: Agência UFRJ de Notícias

Adauto Lucio Cardoso, diretor do IPPUR, Alcino Ferreira
Camargo, decano do CCJE, Orlando Junior e Tâmara Tânia
Cohen Egler, da comissão organizadora do evento, compõem
a mesa de abertura

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ), iniciou ontem, 1 de Outubro, no salão Pedro Calmon do Fórum de Ciência e Cultura (FCC/UFRJ), sua XIII Semana de Planejamento Urbano e Regional que, este ano, veio com o tema “Espacialidades e temporalidades no desenvolvimento nacional: dilemas e desafios do planejamento do Estado e da ação social”. Para a mesa de abertura, foram convidados Adauto Lucio Cardoso, diretor do IPPUR, Alcino Ferreira Camargo, decano do CCJE (Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas da UFRJ), Orlando Junior e Tâmara Tânia Cohen Egler, ambos da comissão organizadora do evento.

Adauto Lucio Cardoso e renomados docentes do IPPUR
refletem a importância do Instituto, que comemora 35 anos
de ensino, pesquisa e atividades de extensão.

Todos fizeram observações a respeito da importância da Semana, que ocorre anualmente e que, em 2007, teve sua inauguração coincidindo com o Dia Nacional da Luta pela Reforma Urbana. Este evento, de acordo com os membros da mesa de abertura, é mais uma prova de que o IPPUR, que comemora 35 anos de fundação, sobrevivendo a tantas adversidades, pode ser considerado uma experiência de sucesso com seu pioneirismo na universidade em conciliar o ensino e a pesquisa com atividades de extensão acadêmica, investindo também na interdisciplinaridade.

Em seguida para compor a primeira mesa de discussão da semana, com o tema “IPPUR: 35 anos de planejamento para o conhecimento e a transformação do território”, foram convocados, além do diretor do instituto, Ana Clara Torres Ribeiro, Carlos Bernardo Vainer, Hermes Tavares e Luiz Cezar Queiroz, docentes renomados do IPPUR. Também eles destacaram o mérito da instituição em ter construído uma história que soube fazer interagir o meio acadêmico com a sociedade, ao assumir o compromisso com a problemática do espaço público.  “O IPPUR sempre colaborou com a diversidade de olhares, justamente por ser aberto à diferença e ao incerto, construindo, portanto, um ambiente democrático. O instituto teve êxito no desafio de englobar em um mesmo objetivo o Estado, a sociedade e o espaço”, caracterizou Ana Clara.

Como futuras buscas do IPPUR, os componentes da mesa apontaram a necessidade de ampliar a interlocução com outras entidades, em especial as de periferia, “que são as verdadeiramente inovadoras”, como definiu Carlos Bernardo, a fim de conhecer as experiências nestes lugares. E, no caminho para “aprofundar a relação entre a UFRJ — sem prejudicar sua autonomia — não apenas com a cidade do Rio de Janeiro, mas com o estado e, inclusive, o país, fica a tarefa de definir com clareza os projetos pretendidos pela nova gestão”, declara Luiz Cezar. Segundo Hermes, é preciso dar continuidade à história que o IPPUR já construiu nestes 35 anos, caminhando junto com a proliferação de cursos de Pós-graduação no Brasil e contribuindo para o avanço nos estudos tecnológicos nacionais.

A XIII Semana de Planejamento Urbano e Regional continua até sexta-feira, 5 de Outubro, nos salões do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, no campus da Praia Vermelha — Av. Pasteur, 250. 2° andar. As programações diárias começam às 9h, prosseguindo até o final da tarde. Os interessados devem fazer a inscrição pelo site www.ippur.ufrj.br, em que também pode ser conferida toda a programação.