Jornada de Conhecimento

Hoje, dia 11 de novembro de 2007, termina a XXIX Jornada; que para todos os que puderam participar de alguma forma, foi extremamente gratificante e disseminadora de novos conhecimentos. Nesse contexto, a fim de melhor divulgar os projetos, o Olhar Vital destacou alguns trabalhos, que exemplificam o campo fértil de novidades e informações contidas na Jornada.

Verificação dos Aspectos Higiênico-Sanitários de restaurante público O trabalho, produzido por alunos do Instituto de Nutrição, tem como objetivo avaliar as possibilidades de contágio de doenças transmitidas por alimentos (DTAs), através da comida servida atualmente nos restaurantes populares.

– A fim de exemplificar o estudo, então, nós estudamos um restaurante em particular, situado na cidade do Rio de Janeiro, e o diagnóstico foi feito em setembro de 2006. Para a avaliação aplicamos um roteiro de inspeção sanitária, composto de 11 blocos, no qual foram analisados os seguintes aspectos: instalações, matérias-primas, manipuladores e processo de manipulação do alimento, entre outros.-, explica Christiane Duque Estrada, aluna do 5º período do Instituto de Nutrição.

Após a aplicação do roteiro, pôde-se avaliar que o restaurante cumpria adequadamente com cerca de 80% dos itens avaliados e exigidos pela Vigilância Sanitária. Sendo que o item que obteve menor percentual de adequação (67%) foi o referente ao preparo dos alimentos, já que os manipuladores, embora treinados, não aplicavam o conhecimento adquirido como, por exemplo, higienizar as mãos durante a troca de tarefas ou ao entrar na área de manipulação. E os itens que obtiveram maior percentual de adequação (100%) foram os relacionados ao abastecimento de água, manejo de resíduos e capacitação dos manipuladores.

A conclusão do trabalho foi que o Restaurante Público Popular analisado atende às expectativas da Vigilância Sanitária e, desta forma, alcança seu objetivo principal que é o de fornecer refeições com qualidade adequada. Mas que ainda deve-se continuar investindo em práticas educativas a fim de transmitir conhecimento de boas práticas para os manipuladores e, assim, assegurar a qualidade das refeições produzidas.

Caracterização da resposta ao exercício, de pacientes com insuficiência cardíaca crônica
O estudo em questão, feito por alunos da Faculdade de Medicina (Fisioterapia e Cirurgia Cardíaca), em parceria com alunos da Escola de Educação Física (Labofise – EEFD), tem por objetivo caracterizar a resposta de pacientes cardíacos crônicos ao exercício físico.

O estudo foi feito através do teste ergoespirométrico, que é capaz de verificar a resposta do sistema cardiovascular ao exercício, relacionada com a progressão da doença na estratificação de risco, prognóstico e seleção para a fila de transplante cardíaco.

– Foram analisados oito pacientes do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, com idades entre 58 e 89 anos, peso médio de 70 kg, e altura média de 1,63 m. Todos com insuficiência cardíaca crônica de etiologia idiopática, hipertensiva e alcoólica, sem outras patologias associadas -, esclarece Dionizio Mendes, aluno do 8º período da Escola de Educação Física e Desportos, e integrante do Labofise.

O teste ergoespirométrico deu-se através da utilização de uma esteira rolante, com monitoração contínua do eletrocardiograma (ECG) e da pressão arterial (PA). Os parâmetros analisados foram: tempo de exercício, ventilação-minuto, consumo de O2, produção de CO2, razão de trocas gasosas, limiar anaeróbio ventilatório, freqüência cardíaca, e pressão arterial.

A conclusão a que os alunos chegaram foi que a resposta hemodinâmica foi influenciada pelo uso de medicamentos, que não haviam sido suspensos. E que os resultados ventilatórios e metabólicos, no pico do exercício, expressaram resposta ventilatória comprometida e capacidade funcional diminuída em relação aos valores normais. Além do fato de a recuperação para as condições basais ter se apresentado lenta.

Veja outras matérias relacionadas à JIC 2007:
XXIX Jornada de Iniciação Científica é aberta oficialmente
Estudos celulares prometem novidades
A cultura escrita no compasso da cultura digital
Google e a sociedade do controle
Depressão: comparações clínicas, psíquicas e sócio-demográficas
A educação religiosa na rede estadual do ensino
Wikipédia e a produção coletiva de conhecimento
Os robôs ganham a cena
Alcoólicos anônimos e discursos de identificação
O aborto e as políticas de saúde pública
Brincar como tratamento da angústia
Pesquisa relaciona futebol e racismo no Brasil
Soluções para reabilitação
JIC: produção acadêmica na internet
Rádios Comunitárias: ampliando o poder de ação
Como os movimentos sociais enxergam a juventude?
JIC: reciclando idéias
E com a palavra, o psicólogo
Desenvolvimento de tumor em pulmão e mama é um dos temas da Jornada
Jornada de Iniciação Científica: de onde vêm os spams?
Qualidade da alimentação e práticas de dieta para controle de pesos em adolescentes