Chiaki Azuma recebe o título de Doutor Honoris Causa

No dia 3 de outubro, o Conselho Universitário da UFRJ teve a honra de outorgar o título de Doutor Honoris Causa ao professor Chiaki Azuma, pelos relevantes serviços prestados à universidade, na área de química e tecnologia de polímeros.

Na cerimônia, realizada no auditório do Instituto de Macromoléculas Professora Eloísa Mano (IMA), estiveram presentes a vice-reitora Silvia Vargas; a pró-reitora de Graduação, professora Belkis Valdman; o diretor da Escola de Química, representando a decania do Centro de Tecnologia (CT), professor Luís Antônio D’Ávila; a diretora do IMA, professora Elisabeth Lucas; e a responsável pela criação do IMA e professora emérita Eloísa Mano.

O professor Chiaki Azuma veio ao Brasil, pela primeira vez, em 1980, financiado pelo governo japonês. Dois anos mais tarde, já fazia parte do corpo docente da UFRJ, onde ensinou técnicas sofisticadas aos seus alunos. Hoje, leciona Ciências de Materiais na Universidade do Ar, no Japão.

Seus ex-alunos e orientandos, Marcos Lopes Dias e Cheila Gonçalves Motê também homenagearam o professor e demonstraram admiração e eterna gratidão pela sua contribuição ao Ensino, à Ciência e, principalmente, à UFRJ.