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A Avenida Brasil não é suficiente

 Na Jornada de Iniciação Científica 2007, a palestra “Lugar da Avenida Brasil na rede viária da metrópole do Rio de Janeiro e a problemática da mobilidade espacial social”, ministrada no dia 10 de outubro por Ednilson Costa — bolsista do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano Regional – IPPUR — e orientada pelo professor Mauro Kleiman, problematizava a questão viária do subúrbio carioca.

Segundo o bolsista, a pesquisa consiste em observar certos pontos de estrangulamento da Avenida Brasil, que carregam em seu bojo problemas recorrentes e tradicionais de focos da via expressa e sua possíveis causas.

De acordo com Ednilson Costa, a partir dos anos 1950, estabeleceu-se uma preferência generalizada pelo veículo de passeio (particular) em detrimento do transporte coletivo, justamente devido ao fomento da indústria automobilística. “Grande parte dos impasses viários, não só do Rio de Janeiro como de todo país, devem-se aos inúmeros veículos circulantes dentro de um espaço urbano limitado e mal-planejado”, declarou o estudante.