Alunos com desempenho acadêmico de destaque recebem diploma

O reconhecimento do mérito dos alunos da UFRJ com um desempenho acadêmico de destaque foi mais uma vez demonstrado e anunciado pela Universidade através da concessão de diplomas de Dignidade Acadêmica aos cerca de 250 alunos que concluíram de forma exemplar a graduação.  Realizada ontem, dia 23 de outubro, a cerimônia teve início às 10h no auditório “Roxinho”, do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), na Ilha da Cidade Universitária, no Fundão.

Para dar início à comemoração o reitor Aloísio Teixeira fez um breve discurso destacando a importância desses alunos para a Universidade Federal do Rio de Janeiro: “Essa cerimônia talvez seja a mais ‘cara’, pois nós estamos reconhecendo que vocês, os nossos melhores alunos, são aqueles que fazem dessa Universidade uma universidade de excelência”. Ressaltou ainda o compromisso que eles devem ter em contribuir para um país melhor, através dos conhecimentos obtidos na Universidade.

Compondo a mesa de honra da celebração estavam: o reitor, Aloísio Teixeira; a vice-reitora, Sylvia Vargas; a pró-reitora de graduação, Belkis Valdman; a pró-reitora de pós-graduação e pesquisa, Angela Uller; o pró-reitor de pessoal, Luiz Afonso Mariz; a coordenadora do Fórum de Ciência e Cultura, Beatriz Resende; o prefeito da Universidade, Hélio de Mattos; a decana do CCMN, Angela Rocha dos Santos (decana CCMN); o decano do CLA, Léo Affonso Soares; o decano do CFCH, Marcelo Macedo Corrêa; o decano do CCS, Almir Fraga Valladares; o decano do CT, Walter Suemitsu; e o representante do CCJE, Geraldo Nunes.

O diploma de Dignidade Acadêmica, segundo regulamentações do Conselho Universitário, é concedido anualmente aos alunos que concluíram seu curso no tempo previsto dentro da normalidade e com o número de créditos superior a 80%. É também necessário um elevado Coeficiente de Rendimento (CR) que categoriza, inclusive, o diploma recebido. A categoria Cum Laude é para os alunos que obtiveram CR igual ou superior a 8,0; o Magna Cum Laude para os com CR igual ou superior a 9,0 e, finalmente, o Summa Cum Laude, para os com CR igual ou superior a 9,5.

Na ocasião foram entregues primeiramente os diplomas Summa Cum laude e, a seguir, dividido por departamentos: CCMN, CLA, CFCH, CCJE, CCS e CT, os Magna cum laude e Cum Laude.