JIC — um estímulo à busca do conhecimento

A Coordenadoria de Comunicação da UFRJ acompanhou algumas apresentações da XXIX Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural. No segundo dia de evento, 10 de outubro, estivemos no Centro de Letras e Artes (CLA), fazendo a cobertura de duas apresentações: “O leitor sócio-historicamente construído como co-autor do texto”, apresentado por Rafaela do Nascimento e Bruna Gomes, ambas não bolsistas, alunas do 4º período da Faculdade de Letras. O trabalho, consiste, basicamente, em analisar a importância do conhecimento prévio do leitor para a interpretação dos textos e a leitura como prática social; e  “Novos Olhares — uma visão alternativa dos discursos sobre identidades raciais”, de Natália de Andrade Raymundo, bolsista do CNPq/PIBIC, estudante do 7º período de Letras, incitando a discussão de como a mídia atua na construção de discursos raciais.

A Jornada se configura em uma oportunidade muito importante para que os alunos possam expor seus trabalhos, frutos de meses de pesquisa e dedicação. A possibilidade de apresentação de projetos é uma maneira de unir ensino e pesquisa, levando para fora das salas de aula os conhecimentos produzidos pelos estudantes, e deixando-os cada vez mais estimulados para seguir na busca do conhecimento.

Outro ponto importante da Jornada é a visibilidade propiciada a alunos e projetos que não recebem bolsa da universidade. Em sua XXIX Edição, foram 1494 autores não-bolsistas, para os quais o sucesso da apresentação pode ser crucial para que consigam uma bolsa de apoio à pesquisa.

Os trabalhos são examinados por uma banca avaliadora composta por dois professores, que têm como função analisar a desenvoltura do aluno durante o período de explanação, delimitado em 15 minutos. O cumprimento do tempo é também critério importante. A banca examina a apresentação, argüindo os alunos, caso alguma parte do trabalho não tenha ficado muito clara. Usa também suas perguntas para saber até que ponto os apresentadores estão por dentro dos temas que explanaram.

Veja outras matérias relacionadas à JIC 2007:
XXIX Jornada de Iniciação Científica é aberta oficialmente
Estudos celulares prometem novidades
A cultura escrita no compasso da cultura digital
Google e a sociedade do controle
Depressão: comparações clínicas, psíquicas e sócio-demográficas
A educação religiosa na rede estadual do ensino
Wikipédia e a produção coletiva de conhecimento
Os robôs ganham a cena
Alcoólicos anônimos e discursos de identificação
O aborto e as políticas de saúde pública
Brincar como tratamento da angústia
Pesquisa relaciona futebol e racismo no Brasil
Soluções para reabilitação
Jornada de conhecimento
JIC: produção acadêmica na internet

Rádios Comunitárias: ampliando o poder de ação
Como os movimentos sociais enxergam a juventude?
JIC: reciclando idéias
E com a palavra, o psicólogo
Desenvolvimento de tumor em pulmão e mama é um dos temas da Jornada
Jornada de Iniciação Científica: de onde vêm os spams?
Qualidade da alimentação e práticas de dieta para controle de pesos em adolescentes