Brincar como tratamento da angústia

O presente trabalho, apresentado durante as atividades da Jornada de Iniciação Científica, se apóia nas oficinas desenvolvidas pelos alunos da Escola de Educação Física e Desportos inscritos no Projeto Brincante – que resulta da parceria feita entre a EEFD e o IPPMG (Instituto de Pediatria e Puericultura Mastargão Gesteira) -, e tem como objetivo atenuar o sofrimento psíquico das crianças que se encontram em tratamento quimioterápico, para doenças onco-hematológicas.

Assim, o trabalho busca verificar se a oferta de espaços que estimulem o ato de brincar, pode contribuir para a diminuição da angústia de espera, que antecede a consulta médica e os procedimentos que invadem o corpo de crianças em hospitais.

– Ao longo do estudo, notamos que o ato de brincar no ambiente hospitalar é um dos mais importantes tratamentos da dor psíquica e do mal estar inerentes à situação de espera da criança. E que o brincar e o fantasiar são importantes instrumentos de alívio da angústia expectante.-, explica Luciana Ferreira Guarçoni, 8º período da Escola de Educação Física e Desportos.

As atividades são realizadas na sala de espera dos ambulatórios do IPPMG, sob a forma de quatro oficinas temáticas e supervisionadas por professores da Escola de Educação Física, das quais as crianças podem participar e sair quando desejarem. Além de proporcionar essas brincadeiras, os integrantes do projeto buscam também ouvir as crianças, seus medos, dores e queixas. Para isso eles verificam suas expressões através das sensações físicas, como: queixas de dores no peito, taquicardia, sudoreses, medo, e choro, acompanhado de hipertonia de apelo.

Os resultados não são definitivos, uma vez que o projeto ainda está em andamento. Mas como resultados parciais, registrados em relatórios semanais, filmes e fotos, há situações onde se observa a transformação do estado de angústia em prazer, através do brincar nas oficinas disponibilizadas na sala de espera dos ambulatórios.

Veja outras matérias relacionadas à JIC 2007:
XXIX Jornada de Iniciação Científica é aberta oficialmente
Estudos celulares prometem novidades
A cultura escrita no compasso da cultura digital
Google e a sociedade do controle
Depressão: comparações clínicas, psíquicas e sócio-demográficas
A educação religiosa na rede estadual do ensino
Wikipédia e a produção coletiva de conhecimento
Os robôs ganham a cena
Alcoólicos anônimos e discursos de identificação
O aborto e as políticas de saúde pública
Pesquisa relaciona futebol e racismo no Brasil
Soluções para reabilitação
Jornada de conhecimento
JIC: produção acadêmica na internet

Rádios Comunitárias: ampliando o poder de ação
Como os movimentos sociais enxergam a juventude?
JIC: reciclando idéias
E com a palavra, o psicólogo
Desenvolvimento de tumor em pulmão e mama é um dos temas da Jornada
Jornada de Iniciação Científica: de onde vêm os spams?
Qualidade da alimentação e práticas de dieta para controle de pesos em adolescentes