Qualidade da alimentação e práticas de dietas para controle de peso em adolescentes

A Percepção sobre conhecimentos, qualidade da alimentação e práticas de dietas para controle de peso em adolescentes foi o  painel apresentado pelas alunas do curso de nutrição Raquel Veloso Maranhão, Izabel Cristina Vargas e Elliz de Oliveira Celestini no primeiro dia de atividades da Jornada de Iniciação Científica promovida pela Pró-reitoria de Graduação e Pesquisa da UFRJ.

O painel teve como objetivo verificar em adolescentes a presença e a origem de conhecimentos sobre alimentação, a autopercepção sobre a qualidade da mesma e a prática de dietas para controle de peso.

Durante a pesquisa um número elevado de adolescentes respondeu a questionários e entrevistas a partir dos quais se buscou atingir o objetivo proposto. Os resultados mostraram que a maioria dos conhecimentos sobre alimentação adquiridos pelos adolescentes vem dos profissionais de saúde e depois dos pais, no entanto acredita-se que tenha havido uma confusão entre profissionais e mídia.

Em relação à qualidade da alimentação cerca de 77% consideravam sua alimentação saudável e 28% já havia realizado dietas. Os motivos apontados eram primeiramente a saúde, fato que as estudantes atribuem a maior presença de nutricionistas nas escolas, e a seguir a estética. No entanto, as alunas lembram que se fossem agrupados os demais fatores eles superariam o motivo saúde.

A partir do estudo as alunas concluíram que a estética e a preocupação com a saúde são as principais causas das dietas, atentando para o fato de a adolescência, como um período de busca de identidade e autonomia, ser promotora de alterações no comportamento, inclusive no hábito alimentar, ressaltando os comprometimentos que as atuais tendências, como a de considerar a magreza como padrão ideal de beleza, podem trazer para o estado de nutrição dos adolescentes.

Veja outras matérias relacionadas à JIC 2007:
XXIX Jornada de Iniciação Científica é aberta oficialmente
Estudos celulares prometem novidades
A cultura escrita no compasso da cultura digital
Google e a sociedade do controle
Depressão: comparações clínicas, psíquicas e sócio-demográficas
A educação religiosa na rede estadual do ensino
Wikipédia e a produção coletiva de conhecimento
Os robôs ganham a cena
Alcoólicos anônimos e discursos de identificação
O aborto e as políticas de saúde pública
Brincar como tratamento da angústia
Pesquisa relaciona futebol e racismo no Brasil
Soluções para reabilitação
Jornada de conhecimento
JIC: produção acadêmica na internet

Rádios Comunitárias: ampliando o poder de ação
Como os movimentos sociais enxergam a juventude?
JIC: reciclando idéias
E com a palavra, o psicólogo
Desenvolvimento de tumor em pulmão e mama é um dos temas da Jornada
Jornada de Iniciação Científica: de onde vêm os spams?