Oficina de dança faz o público soltar o corpo

Salsa, zouk, forró, samba, dança do ventre, dança afro e sapateado. Tudo isso e um pouco mais foi apresentado na oficina Comunidança, em mais uma participação da Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Com o objetivo de desenvolver o vocabulário motor da criança, aumentar a socialização e contribuir na aceitação da sexualidade delas, a oficina foi bem aceita entre as crianças. Em alguns momentos, a participação ficou em torno de 60 pessoas, porém o mais comum era em torno de 20. Além do público-alvo – as crianças –, funcionários e professores da Universidade participaram da oficina.

O pedido mais comum das crianças foi o de funk e hip hop. Independente da modalidade, os participantes aceitaram muito bem o ritmo de dança que foi proposto, segundo Erickson Fernandes, um dos responsáveis pela oficina e estudante do 6º período de Educação Física. “Por vezes, era feito um acordo. Os instrutores dançavam o ritmo que elas quisessem e depois elas dançariam o proposto por nós” explicou Erickson. O zouk, especificamente, foi mais procurado por alunos e funcionários que compareceram à oficina.

Coordenado por Kátya Gualter, do departamento de arte corporal, o projeto Comunidança surgiu em 2005 com a função de divulgar a dança e promover experiências didáticas em um ambiente diferente. Inicialmente apenas com aulas de forró, a proposta foi expandida às outras atividades apresentadas na oficina.

Para os interessados em participar do projeto permanente, as aulas são abertas ao público e ocorrem todos os dias de 12h às 13h na Faculdade de Educação Física. O curso é de graça e neste período (2007/2) no ato da inscrição pediu-se a contribuição de um brinquedo.

Veja outras matérias relacionadas à Semana de C & T:
Logo do Projeto Recicla CT é escolhida na Semana de C & T
Oficina de biscoito: aprendendo e se deliciando
Instalações permitem interação do público com a natureza
Oficinas exploram a cultura nacional
Um oceano na UFRJ
Educação Física diverte crianças com atletismo
Animação e Produção de Vídeo Científico-Educativo na Semana de Ciência
Semana da Ciência ensina técnicas de hialotecnia
Projeto de biologia marinha na Semana da Ciência e Tecnologia
Escalando e aprendendo