UFRJ sedia o I Seminário Internacional Clínica da Pós-modernidade

O Programa de Pós-graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social – EICOS, do Instituto de Psicologia da UFRJ, realiza nos dias 5 e 6 de setembro o I Seminário Internacional Clínica da Pós-modernidade. O evento discute as formas de subjetivação, violência e dessimbolização na sociedade contemporânea, tendo por objetivo interrogar as condições de subjetivação na pós-modernidade e o surgimento de um novo quadro de sintomas com suas repercussões na clínica e nas sociabilidades.

O primeiro dia do Seminário traz os professores da Universidade Paris VIII, Marilia Amorim e Patrick Berthier, que discutem, respectivamente, sobre os temas “Formas de saber na cultura contemporânea” e o pragmatismo e o naturalismo, sob a ótica de um dos fundadores da escola filosófica de pragmatismo e pioneiro no estudo da psicologia funcional, o norte-americano, John Dewey.

O encontro debate ainda sobre os desafios da psiquiatria na atualidade, contando com a participação de Fernando Ramos, psiquiatra e coordenador do Programa de Residência em Saúde Mental do Instituto Philippe Pinel, numa abordagem sobre a relação entre “Clínica, pluralidade e dialética”.

Os encontros acontecem a partir das 10 horas, no Salão Dourado do Forum de Ciência e Cultura da UFRJ, que fica na Avenida Pasteur, nº250, campus UFRJ da Praia Vermelha.

Inscrições e informações sobre o I Seminário Internacional Clínica da Pós-modernidade, pelo e-mail clinicadaposmodernidade@gmail.com ou pelo site www.eicos.psycho.ufrj.br/apres1/apresent/ap.htm. Também são aceitas inscrições no dia do evento.