Observatório do Valongo aberto a estudantes

O Observatório do Valongo é um Instituto do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), incorporado à universidade após a Reforma Universitária de 1968. Sendo a sede do Departamento de Astronomia, oferece infra-estrutura para o desenvolvimento de atividades de ensino, de pesquisa e de extensão.

Além disso, no primeiro semestre de cada ano, o observatório é aberto para visitas escolares previamente agendadas. Apesar de receberem majoritariamente escolas públicas eles não se limitam a elas, estando disponíveis também para as instituições particulares.

Nas visitas as crianças têm uma aula sobre o sistema solar, seguida por atividades para checar o aprendizado; uma visita ao observatório; e uma explicação sobre o funcionamento do telescópio.

Já no segundo semestre ao invés de recebê-las eles vão até as crianças. Nesse caso levam até as escolas um planetário inflável e projetam o céu em uma cúpula, dando explicações sobre as constelações, as mitologias relativas a elas e sobre as estrelas.

Segundo Rundsthen Vasques de Nader, coordenador de extensão do observatório, as idas ao colégio possibilitam o atendimento de até 400 crianças sendo, nesse nível, mais interessantes do que as visitas recebidas, que atendem de 35 a 40 crianças.

A disponibilidade do observatório tanto para receber visitas quanto para realizá-las é geralmente de um dia por semana. Em ambos os casos são gratuitas e devem ser previamente agendadas pelo telefone (21) 2263-0685 – Ramais: 204/206 com Rundsthen Vasques ou Encarnacion A. M. Gonzáles.

O Observatório do Valongo localiza-se no topo do Morro da Conceição, na Ladeira do Pedro Antônio, 43 – Centro da cidade do Rio de Janeiro (RJ).