Direitos Humanos em Tela.

O Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (NEPP-DH) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) organizou o curso de extensão Direitos Humanos em Tela, iniciado em junho deste ano. Aberto a toda comunidade, o objetivo é promover debates que aprofundem questões sociais tratadas nos filmes selecionados para exibição. O próximo encontro está marcado para dia 26 de setembro, às 18h, no Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH/UFRJ), no campus da Praia Vermelha — Av. Pasteur, 250.

O longa metragem escolhido para esta semana foi “Faça a coisa certa”, com direção de Spike Lee. O enredo mostra o cotidiano em Brooklyn, um bairro norte-americano de moradores predominantemente negros e latinos, e o início da luta de um ativista, Buggin’ Out, interpretado pelo ator Giancarlo Espósito. Para compor a mesa de discussão após o filme, foram convidados Aglaete Nunes Martins, advogada e atuante pelo Movimento Negro, e Joel Rufino dos Santos, professor na Faculdade de Letras da UFRJ, que tratarão o filme.

O curso de extensão do NEPP-DH pretende, através do cinema, tornar visível a memória da luta pelos Direitos Humanos no Brasil e na América Latina, bem como proporcionar uma reflexão a cada exibição, seguida de debate. O público-alvo inclui estudantes da UFRJ, de outras universidades e do ensino médio, pesquisadores em geral e participantes de projetos voltados para o campo dos Direitos Humanos.

Os encontros ocorrem sempre na última quarta-feira do mês, até dezembro, sempre às 18h, no auditório do CFCH da UFRJ. A entrada é franca.