Estudantes propõem plebiscito para Reuni

Foto: Marco Fernandes

Estudantes ocupam o Consuni e…

O movimento estudantil voltou a protestar, no Conselho Universitário, contra o Reuni (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação das Universidades). Aproximadamente 100 estudantes interromperam a sessão, desta quinta (13/09), reivindicando a realização de um plebiscito para decidir a participação da UFRJ na iniciativa do governo federal. A proposta foi corroborada pelos manifestantes  com a entrega de um abaixo-assinado ao reitor Aloísio Teixeira. O documento recolheu, em três dias, quatro mil assinaturas de professores, alunos e servidores.

“Não convocarei plebiscito, a não ser que o conselho decida em contrário. Tenho que garantir a normalidade institucional e o que se estabeleceu aqui

Foto: Marco Fernandes
 …reivindicam plebiscito sobre REUNI.

foi um cronograma de audiências públicas que culminará, no dia 18 de outubro, com uma sessão extraordinária do Consuni sobre o tema”, ponderou o reitor, lembrando que é preciso pensar em longo prazo a universidade e que o debate não pode ser feito sob um espírito de “Fla x Flu” com ganhadores e perdedores. “Entrar numa discussão significa ouvir e inclusive mudar de opinião, caso seja necessário”.

O anteprojeto proposto pela reitoria também foi alvo de críticas e mostrou ser desconhecido, em seus detalhes, por parte dos estudantes, quando um dos líderes do movimento chegou a dizer que se pretendia demolir os prédios da Praia Vermelha. Na verdade, o Programa de Reestruturação e Expansão da UFRJ (PRE/UFRJ), que segue em discussão, propõe a conclusão das obras no Campus da Ilha do Fundão para abrigar todos os cursos da UFRJ, enquanto prédios históricos das unidades da Praia Vermelha, por exemplo, seriam transformados em centros culturais.

Veja outras matérias sobre este assunto:
"Não podemos recusar o bom em nome do ótimo"
CCJE discute PRE/UFRJ
Debate do PRE entre a Associação de Pós-Graduandos da UFRJ e Reitoria
Debate acalorado durante audiência pública do PRE no IFCS
Debate do PRE no CCS
Reitoria vai ao CCMN debater PRE/UFRJ
Debate do PRE/UFRJ no CT
CFCH debate plano de reestruturação da UFRJ
Reitor responde ao Jornalista Arnaldo Bloch e a seus leitores
PRE/UFRJ – Agenda de debates é ampliada

Veja outros vídeos sobre este assunto: