11º Café com Polímeros traz Ozires Silva

O 11º Café com Polímeros, atividade realizada pela Associação Brasileira de Polímeros teve nessa terça-feira, dia 11 de setembro, o último Café com Polímeros do ano. Para encerrar com chave de ouro foi convidado para ministrar a palestra o engenheiro formado no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), doutor Ozires Silva, que liderou a fundação da Embraer (em 1970) além de já ter sido presidente da Petrobrás e da Varig.

Em sua palestra o engenheiro tratou do posicionamento do Brasil no mercado mundial, mostrando como o país encontra-se desprovido de marcas nesse mercado e o quão danoso isso pode ser em um mundo global. Para reverter o quadro destacou a importância da criação de produtos inovadores, que façam uso de novas tecnologias, garantindo a competitividade, afinal, os consumidores de desnacionalizaram, se internacionalizaram.

– O concorrente de cada um de vocês não está mais aqui no Brasil, pode estar na África, pode estar na Europa, nos EUA, a concorrência é global – ressaltou.

Através de uma retrospectiva e mostrando o crescimento, através da criação de marcas próprias e definição de posições mercadológicas importantes, de países como os Tigres Asiáticos, a China, a Coréia, a Índia, Ozires Silva evidenciou a posição desfavorecida do Brasil e da América Latina de um modo geral – o Brasil no passado era um país do futuro, no presente é um país do futuro e no futuro será um país do futuro – disse o engenheiro, acrescentando que não podemos aceitar uma coisa dessa natureza.

A esperança e a possibilidade de mudança e de progresso do país não abandonaram, contudo, o discurso de Ozires Silva – O cenário pessimista não pode ser visto como um problema, mas como uma oportunidade de mudar. Desenvolvimento não acontece por acaso, temos que ter vontade política, o que não é a vontade  dos políticos, mas da nação brasileira, da sociedade brasileira que deve agir no sentido de aproveitar esse país fantástico – disse.

A educação, a infra-estrutura e, sobretudo o espírito empreendedor, foram colocados como pontos fundamentais para o desenvolvimento econômico de um páis, possibilitando a formação de profissionais qualificados, capazes de contribuir no processo de criação, com idéias e técnicas inovadoras.

Após contar sobre o processo de fundação da Embraer, da sua capitalização inicial e os motivos do sucesso da empresa, o palestrante falou sobre biotecnologia e sobre a importância do governo e do empreendedor no processo de crescimento econômico –tem-se que aliar o sonho à determinação e à crença no sucesso – destacou.

Ao fim da palestra foi disponibilizado um tempo para perguntas e ao final oferecido um coquetel. O evento que também foi realizado para  reinaugurar o Laboratório de Tecnologia ocorreu às 10h no auditório do Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano da UFRJ, no Fundão.