Categorias
Memória

Aberta Jornada de Iniciação Científica de Geologia

Foi aberta nessa segunda-feira, dia 10 de setembro, a Jornada de Iniciação Científica de Geologia. Representando uma pré-jornada da Semana de Geologia, postergada para março de 2008, o evento tem como objetivo divulgar o trabalho realizado pelo departamento, com palestras e apresentação de temas de interesse para a área. A Jornada segue até o dia 14 (quinta-feira), no Auditório “Roxinho” do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN/UFRJ), contando com uma média de quatro palestras por dia. 

Na ocasião da abertura foi realizada uma homenagem ao professor Joel Gomes Valença, atual professor da UFRJ com doutorado em Geologia pela University of Western Ontario, U.W.O., Canadá. O professor se mostrou muito comovido e surpreso com a homenagem.
 
– A gente tem que fazer pra gente, mas deixar algo para as gerações que virão. Não precisam ser tesouros ou depósitos em banco, nós temos que deixar ambientes, coisas que promovam a dignidade dos que virão -, ressaltou.

Em seguida foi apresentado um vídeo a respeito da impotência do homem e da ciência mediante alguns fenômenos da natureza. Além de mostrar as catástrofes naturais o vídeo dava explicações geológicas e apontava para algumas pesquisas realizadas sobre o assunto.