IE oferece Curso de Introdução à Matemática Financeira com Excel

O Programa de Educação Continuada do Instituto de Economia da UFRJ (PEC/IE) oferece curso de Introdução à Matemática Financeira com Excel, aberto a profissionais e técnicos ligados às áreas financeira e administrativa, além de representantes comerciais e estudantes, com ou sem conhecimento prévio do assunto. O objetivo do programa é capacitar o participante a resolver problemas envolvendo a aplicação de instrumentos de matemática financeira em diversos campos da economia e finanças, tais como cálculos de antecipação/postecipação de amortizações, de rentabilidade de carteiras de títulos de renda fixa, de alternativas de investimento, de decisão sobre compras, estoques, de análise de viabilidade de projetos, e outras operações econômicas e financeiras.

A metodologia segue o sistema de aulas práticas no microcomputador, utilizando o software Excel. Em cada aula é apresentado um tipo de problema, os conceitos econômicos e financeiros a ele associados, as funções do Excel passíveis de serem utilizadas, exercícios resolvidos e, finalmente, a proposição de exercícios, voltados para a fixação do aprendizado.  As aulas serão ministradas por Nelson Chalfun, mestre pela Universidade da Califórnia e professor Assistente do IE/UFRJ.

O curso tem início no dia 11 de agosto, com carga horária de 28 horas e duração de quatro semanas. As aulas acontecem no prédio do IE no Campus da Praia Vermelha (Av. Pasteur, 250). Para mais informações, entre em contato através do endereço pec@ie.ufrj.br ou pelos telefones 3873-5281 / 3873-5264 / 2543-2423. As pré-inscrições devem ser feitas pela Internet através do site do IE no link www.ie.ufrj.br/pec.