Colóquio Internacional Desafios Urbanos no Brasil e na África do Sul

O Laboratório Estado, Trabalho, Território e Natureza do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da UFRJ – ETTERN/IPPUR e o Laboratório Habitação e Assentamentos Humanos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – LABHAB/FAU/USP promovem o Colóquio Internacional Desafios Urbanos no Brasil e na África do Sul – Construindo uma Agenda para a Cooperação em Ensino e Pesquisa, no período de 9 a 12 de setembro.

O objetivo do evento é lançar as bases de um programa de cooperação acadêmica através da discussão de assuntos como a comparação de mecanismos, lógicas e dinâmicas de estruturação dos espaços urbanos no Brasil e África do Sul; intensificação da cooperação Sul-Sul, favorecendo a necessária interpelação de modelos teórico-conceituais e metodológicos elaborados nos países centrais e a construção – a partir da posição e perspectiva de países e cidades periféricas – de propostas analíticas inovadoras da problemática urbana no contexto da globalização; estabelecer agenda de cooperação em ensino e pesquisa no campo do planejamento e estudos urbanos e regionais.

A programação conta com mesas redondas para tratamento das questões centrais da agenda e sessões temáticas com apresentação e discussão dos resultados de pesquisas, ambas ministradas por 40 pesquisadores seniores convidados, sendo 20 de cada país.

Mais informações com Ynaê Lopes do Santos através dos telefones (55 21) 2598 1676 – (55 21) 8232 1497 ou pelo endereço eletrônico coloquiobras@ippur.ufrj.br