Empresas debatem relatórios de sustentabilidade na UFRJ

A experiência de empresas brasileiras na elaboração de relatórios de sustentabilidade, baseados nas diretrizes estabelecidas pelo Global Reporting Initiative (GRI), é tema do workshop organizado pelo Laboratório de Sistemas Avançados de Gestão da Produção do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ). O evento ocorreu dia 20 de agosto, a partir das 14 h, no auditório da Coppe, localizado no Centro de Tecnologia – Ilha da Cidade Universitária.

Feito de forma voluntária pelas empresas, o relatório de sustentabilidade consiste em um documento que permite tornar visível, para as partes interessadas, o desempenho de determinada organização, visando sempre ao desenvolvimento sustentável. O GRI, por sua vez, é uma entidade que compartilha com o mundo inteiro um conjunto de diretrizes que servem de base para a elaboração do relatório.

Cada vez mais, exige-se das empresas uma transparência com relação aos seus impactos no Meio Ambiente, Sociedade e Economia. Isso é fator determinante para a eficácia das diversas relações de mercado e com investidores, por exemplo. O objetivo do workshop foi debater a forma como cada empresa adaptou a metodologia do GRI para a elaboração de seus relatórios, além de definir quais as dificuldades apresentadas por cada uma das organizações na construção do documento.