Consuni aprova novas Pró-reitoras

As professoras Belkis Valdman e Ângela Uller são as novas pró-reitoras da UFRJ. Elas foram indicadas pela reitoria e aprovadas por aclamação, na última plenária (12/07) do Conselho Universitário (Consuni). Elas assumirão, respectivamente, a PR1 (Pró-reitoria de Graduação) e a PR2 (Pós-graduação e Pesquisa). Despediram-se dos cargos, os professores José Roberto e Jose Luís, mas permanecem à frente das outras Pró-reitorias: o professor Carlos Levi (PR3- Planejamento e Desenvolvimento); o professor Luiz Afonso (PR4- Pessoal) e a professora Laura Tavares (PR5-Extensão). Com a nova composição, as mulheres passam a ser maioria dentre um dos postos mais importantes da administração universitária.  As portarias oficializando a decisão deverão ser assinadas nos próximos dias pelo reitor Aloísio Teixeira, que marcará o início do seu segundo mandato com uma sessão solene no Consuni, nesta quinta-feira (19/07).

“Será uma cerimônia simples, com a fala dos representantes que formam o corpo social de nossa comunidade acadêmica”, adiantou o reitor.

A unanimidade em torno dos nomes dos pró-reitores só não ocorreu pela abstenção da bancada dos técnico-administrativos. “Nenhum questionamento quanto à capacidade técnica e à competência dos indicados, mas defendemos que estes cargos sejam escolhidos através do voto, compondo chapa junto com o reitor”, ponderou o conselheiro Agnaldo Fernandes.

As novas pró-reitoras têm em comum a formação em Engenharia Química. Graduada em 1966, a Professora Titular da UFRJ, Belkis Valdman, já assumiu ao longo de sua carreira, diversos cargos administrativos, entre eles a direção da Escola de Química da UFRJ. Além disso, participou como conselheira da Comissão de Ensino e Títulos do Consuni. Já Ângela Uller dirige o Programa de Engenharia Química da Coppe/UFRJ. Graduada, em 1975, hoje ela é professora associada (adjunto IV) da universidade pela qual se formou.