COPPE levanta emissão de gases poluentes pelo PAN 2007

A COPPE/UFRJ fará um levantamento do volume de gases poluentes lançados na atmosfera para a realização dos Jogos Pan-americanos, no Rio de Janeiro. O projeto, chamado Corredor Verde do PAN, é uma iniciativa conjunta da COPPE, Secretaria de Ambiente do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura do Rio, Instituto Estadual de Floresta e Instituto Pereira Passos e recebe financiamento da Petrobras. O objetivo é anular as conseqüências diretas do aumento da concentração desses gases na atmosfera, evitando problemas relacionados ao efeito estufa.

A primeira medida de compensação será o plantio de 100 mil mudas de árvores nativas da mata atlântica no espaço que liga o Parque Nacional da Floresta da Tijuca ao Parque Estadual da Pedra Branca, formando um Corredor Verde de 40 hectares, capaz de capturar 12 mil toneladas de CO2 da atmosfera. O projeto integrará, portanto, duas áreas de grande importância da maior floresta urbana do mundo.

O cálculo dos pesquisadores será baseado no consumo de energia com iluminação, na construção dos centros esportivos, com os meios de transportes (aéreo e terrestre), na produção de alimentos, tratamento de resíduos, além do desmatamento de áreas para construção. Durante quatro anos, os pesquisadores vão monitorar os efeitos das ações do projeto a fim de constatar seus reais impactos no meio ambiente.