Semana pela prevenção de acidentes do trabalho

Foto: Agência UFRJ de Notícias

Hélio de Mattos, prefeito da UFRJ; Walter Suemistu, decano do
CT; Luiz Pinguelli Rosa, Diretor da Coppe; Segen Estefen,
diretor da Coppetec; Andrew Bott, presidente da CIPA;
Carlos David Nassi, diretor da Fundação Coppetec (em transição);
e Rosane Muniz, da ASQ/Coppe.(E/D)

A II Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT), que ocorre de 9 a 13 de julho no Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa em Engenharia (Coppe/UFRJ), tem como objetivo divulgar as atuais Normas Regulamentadoras voltadas para a segurança do trabalho e do meio ambiente.

O evento, organizado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA/Fundação Coppetec) junto à Assessoria de Qualidade da Coppe (ASQ), também pretende promover a conscientização da prática de tal regulamentação em prol da vida e segurança dos trabalhadores.

Andrew Bott, presidente da CIPA, foi o mediador da mesa de abertura da II SIPAT, que ocorre no auditório da Coppe, localizado no Bloco G do Centro de Tecnologia (CT), sala 122, Ilha do Fundão. Dentre os que compuseram a mesa, destaque para os professores Hélio de Mattos, prefeito da UFRJ; Walter Suemitsu, decano do CT; Luiz Pinguelli Rosa, diretor da Coppe; e Segen Estefen, diretor da Fundação Coppetec.

Os presentes ressaltaram a importância da Semana, atentando ao fato de que várias atividades realizadas na Universidade geram riscos, principalmente no que diz respeito aos laboratórios, que lidam com produtos químicos ou equipamentos que oferecem perigo.

Para Estefen, é muito importante pensar nas atividades de prevenção tanto de acidentes quanto do meio ambiente e da saúde, uma vez que tais atividades andam juntas e auxiliam na organização da Instituição e na manutenção da sua qualidade.

– Na medida em que trabalhamos na prevenção de acidentes e no descarte de material poluente, cuidando de ambientes que levam risco ao trabalhador, na verdade estamos vendo uma maneira de nos organizarmos de forma mais efetiva, a fim de atingir os nossos objetivos em termos de ensino e pesquisa – afirmou Segen.

O professor Pinguelli acredita que “a questão de segurança no ambiente de trabalho deve ser tratada com absoluta prioridade”, principalmente entre acadêmicos como os da Coppe e do CT como um todo, que têm contato com muitos materiais perigosos em instalações igualmente perigosas. Ele alertou para alguns problemas, como os riscos de propagação de incêndio.

– Nós já tivemos um incêndio na Escola de Química, onde alguns dos nossos técnicos se expuseram a um grande risco, a fim de retirar os materiais que estavam próximos do local aonde se propagavam as chamas – lembrou Pinguelli. O professor também citou outros casos que oferecem riscos de acidente, como os que envolvem gases, instalações elétricas problemáticas ou atividades no subsolo, este último devido à dificuldade de circulação natural de ar no local.

Até o próximo dia 13, o auditório da Coppe dá lugar a palestras sobre as Normas Regulamentadoras pela segurança do trabalho, como as intituladas “Programa de Prevenção de Riscos Ambientais” ou “Atividades e Operações Insalubres”, no período da manhã, de 10h às 12h.

Já na parte da tarde, entre 13h e 16h, serão promovidas atividades em frente ao bloco G do CT, que incluem a “Feira da Saúde”, na qual a Divisão de Saúde do Trabalhador (DVST) da UFRJ afere a pressão arterial e glicose do público participante da Semana, além de apresentações culturais do Grupo da Comlurb e do Coral da Coppe. Na terça-feira, dia 10, ocorre a simulação de combate ao fogo, com os Bombeiros Civis e a Brigada Interna Voluntária de Incêndio da Coppe/UFRJ.