Edital do vestibular 2008 é aprovado

Conselho de Ensino de Graduação (CEG) aprovou, no dia 4 de julho, o edital do vestibular 2008 da UFRJ. As mudanças incluem a transferência de alguns cursos do Grupo 5 para o recém-criado Grupo 6, composto pelas graduações em Direito, Ciências Sociais, Filosofia, História e Música e, sobretudo, a inclusão do exame filosofia para esses mesmos cursos. O objetivo dessa prova será, basicamente, o de avaliar a capacidade do candidato de interpretar textos com alguma complexidade filosófica e o de se expressar, através de um raciocínio lógico, de modo argumentativo e claro.

Outra novidade, proposta pela Escola Politécnica, diz respeito a forma de ingresso nos cursos da unidade. Os candidatos deverão se inscrever na carreira “Engenharia”, listando as 12 sub-opções (Engenharia Civil, Mecânica, por exemplo) por ordem de preferência, ao invés de optar por apenas três cursos de graduação. Nesse processo, a nota final do vestibulando passa a ser o primeiro critério de desempate.

A escolha de semestre para iniciar o curso não será mais permitida a partir desse ano. Os alunos com maiores notas serão, automaticamente, alocados no primeiro semestre e os demais, no segundo. No entanto, haverá a possibilidade de remanejamento.

Aumento de 200 vagas em relação ao concurso anterior

Serão oferecidas, no total, 6.825 vagas no concurso de 2008, o que corresponde a um aumento de 200 vagas em relação ao vestibular de 2007. Esse número, entre outras necessidades, contempla a criação de novas turmas no município de Macaé: 50 vagas para Farmácia e 50 para Licenciatura em Química.

A Faculdade de Letras também enfrentou mudanças. O curso de Português-Alemão passa de 15 para 20 vagas, no primeiro semestre; Português-Espanhol oferece o dobro de vagas, totalizando 30 por semestre; e Português-Italiano, antes com 13/12, aumenta para 20/20. Na Escola de Serviço Social também ocorreram modificações. O curso noturno passa a ter 45 vagas por semestre, 15 a mais que no processo seletivo do ano passado.

As inscrições para o vestibular 2008 da UFRJ estão abertas de 1 a 31 de agosto e a taxa de inscrição é de 95 reais. As provas serão realizadas nos dias 11 e 25 de novembro e os resultados serão divulgados no dia 1 de fevereiro.

Mais informações: www.vestibular.ufrj.br