Expandindo idéias sobre Urbanismo

Foto: cedida

Alunos de escola do Leblon
têm aula de Educação para a Cidade

Inspirados no projeto  Educação Urbana, realizado pela prefeitura do Rio de Janeiro, o município de Santo André iniciará uma experiência semelhante. No próximo dia 27, o arquiteto Pedro Lessa, urbanista da prefeitura do Rio que  idealizou o projeto e é também professor de História da Faculdade de Arquitetura  da UFRJ, estará proferindo palestra naquela cidade paulista, visando compartilhar as vivências do trabalho desenvolvido sob sua coordenação.

O Projeto Educação Urbana nas Escolas está em sua décima edição e completou dois anos em abril. Trata-se de uma parceria entre a Secretarias Municipais de Urbanismo e Educação, que já proporcionou uma educação diferenciada para cerca de 370 crianças do ensino fundamental carioca. Entre seus objetivos está o estímulo a um olhar diferente para lugares e edifícios que integram o patrimônio da cidade, um voltado essencialmente à convivência cidadã.

Passeio e descobertas
No último dia 15, alunos de 3ª série da Escola Municipal Santos Anjos , situada na Cruzada São Sebastião, próxima ao Jardim de Alá, realizaram um Passeio de Descoberta Urbana e Arquitetônica,  nas ruas vizinhas à escola. Na caminhada, acompanhados de professores e observadores, os estudantes colocaram em prática os vários conceitos, conhecimentos e ferramentas que aprenderam em doze aulas que tiveram de maio para cá.
Segundo o arquiteto Pedro Lessa, as aulas de Educação Urbana focaram diferentes temas:  cidadania (regras de convivência, valorização dos patrimônios natural e cultural e dos espaços públicos), percepção do espaço (sensibilização para os diferentes níveis de leitura do espaço e das construções), conhecimentos sobre construções  (identificação dos componentes básicos das edificações) e habilidades específicas (apresentação de diferentes formas de observação e notação das construções e do espaço urbano).
Essa experiência pedagógica, que envolve a participação de alunos e professores, já ocorreu em  unidades de ensino de vários bairros do Rio, como Santa Teresa, Rio Comprido, São Cristóvão, Copacabana, Lagoa, Laranjeiras, Leblon e Gávea. Em seis escolas realizaram-se exposições reunindo a produção de desenho e texto das turmas beneficiadas. Em agosto próximo, nova mostra ocorrerá em meio às comemorações dos 50 anos da Escola Santos Anjos, no Leblon.  Já em São Paulo, se depender do interesse da prefeitura de Santo André, um novo e amplo conjunto de escolas passarão a partilhar dessa criativa experiência educacional.