O ciclo de palestras Química e Esporte para Poetas, promovido pela Casa da Ciência, realizou ontem um debate sobre as novas tecnologias que vêm colaborando para o desenvolvimento esportivo. Participaram da mesa os professores Ângelo da Cunha Pinto, do Instituto de Química, e Jaider de Oliveira Freitas, da Escola de Educação Física e Desportos.
Ângelo, em uma apresentação bem-humorada, mostrou os diversos grupos ou classes de materiais, que são os naturais, cerâmicos, metálicos, polímeros e compósitos. Explicou que os compósitos são formados por dois ou mais constituintes com distintas composições, estruturas ou propriedades, que estão separados por uma interface. A finalidade deles é produzir um único material com propriedades superiores às dos componentes unitários.
O professor também discursou sobre a nanotecnologia, que oferece grandes soluções em diversos aspectos. Dentro do esporte, por exemplo, podem-se produzir solados mais resistentes a impactos. Os grandes atores responsáveis pela pesquisa de novos materiais, no entanto, não estão no meio acadêmico. Os setores militar e aeroespacial durante muito tempo dirigiram este tipo de pesquisa.
Outros exemplos do impacto destes materiais no mundo esportivo estão nas bolas de futebol, revestidas à base de poliuretano, que ganham maior maciez dão maior velocidade ao jogo. O polímero Kevlar®, da companhia química DuPont, é mais leve e duas vezes mais resistente que a fibra de vidro, podendo ser usado nos barcos a remo para aumentar o desempenho dos atletas. Bicicletas produzidas com ligas de titânio também são mais leves e não têm muita condutividade térmica. Assim, o professor concluiu sua apresentação mostrando que o impacto das novas tecnologias no esporte é imenso e só tem a aumentar.
O professor Jaider Freitas, da Escola de Educação Física, exibiu em sua apresentação todas as quarenta modalidades de esporte que estarão nos Jogos Panamericanos. A partir daí comentou sobre o cenário industrial moderno, em que existem mais de 50 mil materiais distribuídos nos cinco grupos já apresentados anteriormente. Jaider citou que a indumentária dos atletas, as pistas de corrida, os dardos, varas, luvas de boxe, gramas sintéticas, entre muitos outros acessórios e materiais, estão cada vez mais evoluídos tecnologicamente para facilitar a vida dos atletas. A nanotecnologia, é claro, trouxe uma grande contribuição para isso.
O ciclo de debates Química e Esporte para Poetas segue até o dia 26 de junho, sempre às terças-feiras, das 18h30 às 20h. Na próxima semana, o tema será Aliviando a Pressão – Estresse e Atividade Física, e contará com a presença das professoras Elis Cristina Eleutherio, do Instituto de Química, e Joyce Ferreira Carvalho, da Escola de Educação Física.
O endereço da Casa da Ciência é Rua Lauro Muller, 3 – Botafogo. Telefone: 2542-7494.