“Filmes&Consciência” exibe filmes na Praia Vermelha

O documentário A Carne é Fraca, que traz uma reflexão sobre a questão ambiental, foi exibido ontem, 17 de maio, no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas, localizado na Praia Vermelha (CFCH/UFRJ). O filme mostra, por meio de argumentos lógicos, uma realidade pouco conhecida, e aponta o consumo de carne como o principal responsável pelos problemas ambientais do planeta, fornecendo dados como, por exemplo, o fato de para se produzir 1kg de carne, são necessários aproximadamente 15 mil litros de água.

O projeto “Filmes&Consciência” é organizado pelo professor Antonio Regadas, administrador do curso livre de Yoga, aberto para a comunidade interna e externa do campus da Praia Vermelha, juntamente com Arminda de Fátima Correia, terapeuta e colaboradora do Espaço ONG Companhia do Ser. Segundo ela, o projeto Filmes&Consciência já existe há dois anos no espaço da ONG onde trabalha, e surgiu a partir do desejo de se questionar aquilo que é visto, percebido e vivido. “Uma forma bem interessante de fazer isso é através dos filmes. Devido ao resultado positivo do projeto, apareceu a idéia de o levarmos à Universidade”. Para as exibições são selecionados filmes que provoquem questionamentos e possibilitem, posteriormente, a discussão dos assuntos ali abordados.

Os filmes estão destinados à comunidade universitária como um todo e, assim, todos estão sendo esperados para as exibições que acontecem uma vez por mês no auditório do CFCH (Av. Pasteur, 250 – Urca).