1º número da Revista de História Comparada

Já está disponível na Internet o primeiro número da Revista de Historia Comparada. Com tiragem semestral, a revista é coordenada pelo Programa de Pós-Graduação em História Comparada (PPGHC) do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

São aceitos, em fluxo contínuo, artigos cujo teor envolva um campo de experimentação em história comparada. A Revista se caracteriza por ser um espaço de publicação dedicado a:

1) Demonstrar a originalidade e a singularidade das abordagens comparativas nos diversos modelos metodológicos possíveis;

2) Estabelecer um lugar de diálogo de historiadores com os demais saberes;

3) Garantir a diversidade e a qualidade científica, sendo por excelência um campo de experimentação comparada dos resultados de pesquisa, aberta a críticas e sugestões.

Nesta edição, estão publicados os seguintes artigos:

História Comparada – Um novo modo de ver e fazer a história
Prof. Dr. José D’Assunção Barros

Os Programas políticos e trajetória pública dos candidatos à sucessão das oligarquias no México, Brasil e Argentina no começo do século XX.
Profa. Dra. Claudia Wasserman

História Comparada – Olhares Plurais
Profa. Dra. Neyde Theml
Profa. Dra. Regina Maria da Cunha Bustamante