Seminário de Filosofia Econômica no IE

O Instituto de Economia (IE) da UFRJ promove a terceira etapa do ciclo de Seminários de Filosofia Econômica em Homenagem ao professor Antonio Maria da Silveira, no próximo dia 18 de maio, às 11 horas, na sala 102 do IE. O professor Ramon Fernandez da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP) comenta o tema “A Questão do Método em Economia”.

Com o objetivo de reacender a temática da Filosofia nas discussões de Economia, o ciclo de seminários pretende aproximar as duas disciplinas sob influência do professor Antonio Maria que não apenas contribuiu para que a Filosofia e as suas congêneres, a Epistemologia e a Metodologia Econômicas, se transformassem em objetos de pesquisa no Brasil, como lutou em inúmeras instâncias das legislações curriculares para que a disciplina fosse incorporada ao currículo mínimo de economia, como ocorreu na última reforma curricular.

O seminário de encerramento do semestre está marcado para 13 de junho e será ministrado pelos professores José Marcio Rego e Paulo Gala, ambos da FGV-SP. Organizados pelos professores Angela Ganem, Fabio Freitas e Maria Malta, já foram realizados os seguintes encontros: “Retórica e Neoliberalismo”, com a professora Leda Paulani da Universidade de São Paulo, e “A Filosofia Moral de Adam Smith’, ministrado por Hugo Cerqueira, professor do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Universidade Federal de Minas Gerais.