I Seminário Imagem: Documento e Informação

No dia 15 de maio, teve início o I Seminário Imagem: Documento e Informação, no auditório da Biblioteca Central do CCS. A programação do evento se estende até o dia 17, sempre com mesas de debates sobre temas relativos à imagem, a banco de dados e a acervos audiovisuais. A proposta do seminário é refletir sobre a imagem como fenômeno cultural, priorizando sua presença nos campos da memória, educação e saúde.

Participaram da abertura do evento a professora Miriam Struchiner, diretora do NUTES, Isabel Cristina Alencar de Azevedo, superintendente geral de extensão, Paula Maria Abrantes Cotta de Mello, coordenadora do SIBI, Laura Tavares, pró-reitora de extensão, e Florence Brasil, coordenadora de extensão do CCS.

Laura parabenizou a iniciativa do evento e afirmou que “este debate não deve ser apenas uma questão técnica, mas precisa se expandir para a sociedade. A diferença entre ensino-pesquisa-extensão deve acabar no meio universitário”.

Após a abertura, teve início a primeira mesa do seminário, chamada Acervos de Imagem: Constituição, Restauração, Importância. Participaram dela a professora Elianne Ivo Barroso, da UFF, Francisco Moreira, do Labocine-RJ, Alexandra Carias, da Casa de Oswaldo Cruz, e Silvia Oroz, do Curso de Cinema da Universidade Estácio de Sá.

Eliane discursou sobre a constituição e organização de acervos particulares, citando o exemplo do Acervo Caliban, do cineasta Silvio Tendler. Trata-se de uma produtora cinematográfica especializada em documentos históricos e que possui um acervo de mais de cinco mil títulos. Além do Caliban, Eliane já trabalhou em projetos como o Vale Memória, que busca resgatar a história da Vale do Rio Doce, e o Imagem das Imagens, de Petrobrás. A professora enfatizou que a organização de arquivos facilita a busca por palavras-chave, agiliza a localização do material, democratiza a informação e disponibiliza o material para futuros interessados.

Outros temas abordados pela mesa foram Quando e Como é Preciso Restaurar Filmes, Acervo de Imagens em Movimento da Casa de Oswaldo Cruz: Organização e Metodologia, e A Importância dos Acervos Regionais e Fracionados.

Amanhã, participam da mesa Antonio Brasil, da UERJ, Luciano Saramago, da ECO/UFRJ, e Gabriela d’Araujo, Rossana Rocha e Virgilio Fávero, da Coordenadoria de Comunicação/Banco de Imagens da UFRJ. O evento terá início às 9 da manhã.