Laboratório de Ensino de Programação com cara nova

Foto: Agência UFRJ de Notícias

O Laboratório de Ensino de Programação (LEP) do Departamento de Ciência da Computação, pertencente ao Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IM/UFRJ), está de cara nova. Dispondo de 40 computadores e de um projetor recém-chegados, hoje o LEP funciona a todo vapor.

O Laboratório, já existia há algum tempo, sempre foi usado pelo Departamento de Ciência da Computação para as aulas de ensino de programação (Computação I e II), oferecidas não apenas aos cursos da Matemática e de Computação, como também aos de outras unidades da UFRJ, tais como boa parte das Engenharias da Escola Politécnica e como os cursos noturnos de licenciatura dos Institutos de Física e Química.

Atendendo a 13 turmas (cada uma com capacidade para 40 alunos), o LEP, com sua nova configuração, já pode ser disponibilizado a professores que o solicitam para aulas especiais (não cotidianas), com o intuito de possibilitar aos estudantes a manipulação dos computadores. “Algumas aulas no Laboratório, fora as já costumeiras, podem incentivar o aluno, com uma perspectiva visual e prática; isso o motiva a estudar”, afirma Mauro Antonio Rincon, chefe de Departamento de Ciência da Computação/IM.

Além do apoio imprescindível da empresa de engenharia ODEBRETE, que dôo a verba, e o da Fundação José Bonifácio, que efetivou a compra das máquinas, a reformulação do LEP também foi possível graças aos esforços da comissão de Laboratório, dos funcionários do Departamento e dos alunos monitores, que atuaram na instalação e arrumação.