Categorias
Memória

Preservação Ambiental será discutida na Faculdade de Geografia

  

O Centro Cultural Horácio Macedo será o palco de abertura do I Encontro da International Association for Landscape Ecology – Brasil (IALE-BR), na próxima terça-feira, 17 de abril, a partir das 13h30. A jornada possui caráter itinerante, pois começa no Rio de Janeiro, depois segue para alguns municípios do Médio Vale do Rio Paraíba do Sul como Bananal e Resende, e termina na cidade de São Paulo, no dia 21 de abril.

O objetivo deste encontro é promover discussões sobre as relações entre sociedade e natureza. “Falaremos sobre as transformações da paisagem, a degradação dos sistemas ambientais e os desafios metodológicos dos estudos voltados para a reconstrução da paisagem, seja em escalas local ou regional”, afirmou a professora Ana Luiza Coelho Netto, da Faculdade de Geografia da UFRJ.

O foco do evento é a região natural da Mata Atlântica, que vem sendo submetida a sucessivas transformações devido ao mau uso do espaço rural e ao crescimento de áreas urbanas e industriais. A região mais afetada por essas mudanças é a do médio vale do Rio Paraíba do Sul, porque sofre forte influência de cidades como São Paulo e Rio de Janeiro.

Para atingir tais objetivos, o evento contará com visitas de campo, palestras convidadas e sessões técnicas com apresentações de trabalhos. Os organizadores lembram que é recomendável que os participantes levem para as atividades de campo calçado fechado, calça comprida, capa de chuva, e protetor solar.

  

O evento está sendo organizado pelo Geoheco, laboratório de pesquisas integradas em Geomorfologia, Hidrologia e Geoecologia, localizado na Faculdade de Geografia da UFRJ.

Mais informações: OXX(21) 9426-1330 ou www.heco.igeo.ufrj.br/iare-br